terça-feira, 29 de Julho de 2014

Saiba tudo sobre o BCAA

Texto em português de (Portugal)
Fonte: www.saudeemovimento.com.br - Diversos estudos sobre a suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), nos têm feito perceber a importância desses aminoácidos na performance dos desportistas em geral.

O que é BCAA?
Os tecidos musculares são formados por duas proteínas principais, actina e miosina. Os mais relevantes componentes destas duas proteínas são a leucina, isoleucina e valina, chamados aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) devido às suas estruturas moleculares. Os BCAA´s representam aproximadamente 35% dos aminoácidos essenciais contidos nas mioproteínas (proteínas do músculo). A suplementação dos BCAA´s aumenta a matéria-prima nos tecidos musculares, contribuindo para a construção do músculo.

Os BCAA são considerados essenciais porque o organismo não pode sintetizá-los e devem ser adquiridos por meio da dieta. Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) responsáveis por até 16% do fornecimento de energia para o músculo. Enquanto os demais aminoácidos são metabolizados no fígado, os BCAA são oxidados nos músculos periféricos. 

Qual a função do BCAA?
Os BCAA agem como fonte de combustível quando os estoques de glicogênio estão baixos; mantém o balanço de nitrogénio prevenindo o estado de catabolismo ocasionado pelo excesso de treino.

Esses aminoácidos são liberados na circulação sanguínea pelo fígado durante a actividade física, atingindo a musculatura exercitada. E são metabolizados directamente nos músculos. Os BCAA’s participam do processo de geração de energia nas actividades físicas, principalmente as actividades de longa duração, evitando assim, a fadiga central. 

Benefícios do BCAA
Esses três aminoácidos passaram a atrair a atenção de pesquisas quando, na década de '80 formulou-se a hipótese de que seu uso reduz as chances do triptofano plasmático chegar à barreira hemato-encefálica reduzindo a produção de serotonina no cérebro, de modo que os sintomas de fadiga relacionada ao exercício seriam reduzidos. Porém, o seu uso também pode estar associado à melhora dos processos anabólicos e anti-catabólicos.

O desempenho no esporte é mais influenciado pelas diminuições do entusiasmo e concentração do que pela fadiga muscular. Estas diminuições são causadas pelo aumento de serotonina, um neurotransmissor existente no cérebro. A matéria-prima da serotonina é o aminoácido essencial triptofano.

Quando praticamos exercícios vigorosos por um longo tempo, o triptofano é transferido para o cérebro, levando à produção de serotonina. Entretanto, a ingestão de uma grande quantidade de BCAA´s dificulta a entrada do triptofano no cérebro, o que impede a produção de serotonina. É desta maneira que a suplementação de BCAA´s combate a diminuição de força de vontade, bem como a fadiga física e mental.

Pesquisas sugerem que completar a dieta do atleta com BCAA ajuda a prevenir a queda do desempenho durante o exercício prolongado. Estudos demonstraram também a relação entre a suplementação dos BCAA com o aumento do glicogênio muscular, o qual aumentaria a concentração de glicogênio no músculo.

A diminuição do transporte de glicose para o interior da célula retarda o consumo de glicogênio muscular e a acidose metabólica, causadores da fadiga. Esses dados enfatizam a importância dos hidratos de carbono (carboidratos) associados a uma suplementação de BCAA na dieta para manter um bom nível destes óptimos aminoácidos.

Os BCAA podem reduzir ou limitar o catabolismo proteico. Sua suplementação parece estimular a secreção de insulina, e para isso sugere-se que a síntese de proteína atribuída ao uso do BCAA resulte do efeito da leucina de promover a secreção de insulina que é o activador do anabolismo directo no processo de síntese de proteínas musculares.

Outra função importante dos BCAA é a diminuição do tempo de recuperação das micro-lesões resultantes do esforço físico, como também as evita. Com isso, fazendo com que o músculo esteja recuperado mais rapidamente, resulta na melhora da performance e dos resultados.

O fornecimento suficiente de BCAA´s, utilizados como energia para os exercícios, permite armazenar fontes de energia, mantendo nosso condicionamento por um longo tempo. Além disso, a ingestão de suplementos de BCAA´s imediatamente após a actividade desportiva, ou antes do repouso, pode recuperar imediatamente os músculos danificados e prevenir sintomas como dores causadas por lesões musculares.

Até o momento, alguns estudos sugerem que, o aspecto mais favorável ao seu uso é de prevenir em até 40% o risco de infecções no trato respiratório superior de triatletas.

Fontes de BCAA
Os BCAA’s são aminoácidos abundantes em carnes.

Contra-indicações do uso de BCAA
Não foi encontrada nenhuma contra-indicação ao uso do BCAA, mas como é um aminoácido, devemos levar em consideração que se consumido em doses muito elevadas podem vir a trazer problemas renais. Utilize o suplemento dentro das dosagens indicadas na embalagem ou de acordo com a orientação de seu nutricionista ou médico.

É necessário ciclar ou alternar o uso do BCAA
Não há evidências da necessidade de ciclar o uso do BCAA. 

Dose recomendada
Com a ingestão de 5-10g por dia atinge-se seu efeito máximo.

Tipos de BCAA disponíveis no mercado:

BCAA em Tabletes ou Cápsulas - São as formas mais comuns de apresentação do produto. As cápsulas ou tabletes permitem praticidade de uso.

BCAA em Pó - Geralmente vem com sabores e são mais indicados para quem deseja uma dosagem maior ou quer economizar, uma vez que o BCAA em pó geralmente é mais barato que nas outras apresentações.

BCAA Líquido - Maior absorção com maior velocidade. A forma líquida, porém, tem um inconveniente: acaba mais rápido que os BCAA´s em cápsulas ou tabletes.

Referencias Bibliográfica
BACURAU, Reury F. Nutrição e Suplementação Esportiva. São Paulo: Phorte, 2001.
BIESEK, Simone et al. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. São Paulo: Manole, 2005.
BIESEK, Simone. Nutrição: um caminho para vitória. Rio de Janeiro: , 1997.
FETT, Carlos. Ciência da Suplementação Alimentar. Rio de Janeiro: , 2002.

267 comentários:

  1. Muito bom esse artigo, realmente parece um ótimo suplemento para quem tem alta demanda de energia para o metabolismo atlético.
    Abraços !

    ResponderEliminar
  2. Olá Nathan. Obrigado, seja bem vindo! Estou a sua disposição no que for preciso.

    Abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  3. vlw pelas dica e esclarecimentos
    vou comprar!!!

    ResponderEliminar
  4. É um ótimo suplemento! Estou a sua disposição para mais esclarecimentos.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi tudo bem?
      eu sou a bruna e malho faz uns 6 meses e percebi que não consigo ganhar massa e apenas defino e nunca tomei nenhum tipo de suplemento e gostaria de saber se eu poderia estar optando pelo uso do BCAA?
      Quais são os efeitos colaterias?

      desde já agradecida !!!

      Eliminar
    2. Olá Bruna. Aconselho a conversar com seu professor, pois é ele que estará a orienta-la na questão treino + suplementação.

      Temos que contar também que cada pessoa reage de uma forma aos estímulos devido ao seu metabolismo e genética. Algumas com maior facilidade no ganho de massa magra e outras não.

      Posso adiantar que o Whey Protein é o suplemento mais indicado no momento de preferência que contenha já em sua composição o BCAA.

      Saiba que o BCAA tem como maior função prolongar a resistência muscular e promover uma melhor recuperação pós treino.

      Caso tenhas mais duvidas poderá enviar a sua pergunta para suporte@help-professor.com

      Conheça nosso site: www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  5. Primeiramente, parabéns pelo post. Realmente muito completo.

    Além de toda a informação que escreveu há também uma versão que acrescenta vitaminda B6.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado! Estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  7. Amigo, parabéns pela matéria, bem esclarecedora. Mas ainda tenho uma dúvida o BCAA causa ataque cardíaco?! Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Que bom que tenha gostado do artigo. Em relação a sua pergunta fique tranqüilo, pois não há nenhum indicio de que o BCAA causa infarto.Quero ressaltar que faço uso do mesmo e considero um ótimo suplemento.

    Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  9. Eu suei por uns tempos e não senti a menor diferença aí parei de usar.

    ResponderEliminar
  10. estou amamentando,posso tomar BCAA?

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde. Ainda não foi constatado nenhum estudo concreto de que o BCAA poderá causar algum efeito colateral ao bebê no período de amamentação. Aconselho a consultar seu médico pediatra para orienta-la nesta questão. Bons treinos!

    Estou a sua disposição

    ResponderEliminar
  12. bom dia,notei q depois q passei a tomar bcaa minha urina ficou bem escura,tem alguma coisa a ver...????

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    Gostei muito do post, e eu tomo Bcaa combinado com therma pro.
    Como eu malho de noite, gostaria de saber se posso ficar sem jantar após o treino, pois ja tomo um tablete de bcaa pós treino e logo vou dormir

    ResponderEliminar
  14. Olá. Obrigado pelo seu contato. Não há indícios que o BCAA poderá causar alterações na tonalidade da urina.

    Isso poderá estar sendo causado pelo pouco consumo de água. Saiba que a quantidade de água que bebemos é quem determina a tonalidade da cor amarela na urina, quanto mais água bebemos mais clara vai ser a urina.

    Então quanto mais escura sua urina, menos água você está bebendo, sendo assim para o bem de sua saúde mantenha a sua urina o mais clara possível lembrando que poderá existir outras causas que poderão influenciar na tonalidade da mesma.

    Estou a sua disposição.

    Abraços

    ResponderEliminar
  15. Olá. Como citado no artigo acima a função do BCAA é evitar a fadiga muscular precoce e ajudar na recuperação e regeneração muscular pós-treino. Sendo assim o organismo necessita de outras fontes de recuperação. "Ficar sem se alimentar após os treinos perderá massa magra".

    DICA: Dentro de 60 a 90 minutos após terminar seu treino deve-se iniciar a reposição através de fontes alimentares ricas em carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e líquidos.

    Opções para reposição:

    - Banana, frutas secas, sumo de frutas, isotônicos, água, iogurte de frutas, gelado de frutas,
    - Frutas ricas em água: laranja, melancia e uva
    - Sopa de hortaliças, cenoura em pedaços, beterraba, chuchu, abobrinha,
    - Leite desnatado, presunto magro, queijo branco, carne magra,
    - Pães, massas, arroz, bolacha simples, barra de cereais, cereais, farelos, batata e mandioca.

    Fique atento a quantidade, pois o excesso poderá transformar-se em gordura.

    Não se preocupe em consumir carboidratos a noite ,pois serão utilizados como reposição pós-treino (glicogênio) Portanto,não faz diferença se ingerir carboidratos pela manhã ou à noite. O importante é que a quantidade do mesmo não seja alta na refeição noturna e sim bem distribuída entre as refeições.

    Estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  16. olá, boa noite profº claudio, existe alguma possibilidade de o bcaa provocar algum tipo de problema cardíaco, pois tomo ele e agora que está no fim da embalagem, terminando o pote, comecei com algo estranho, ao qual passarei pelo médico na segunda-feira.

    desde já agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
  17. Olá. Obrigado pelo seu contacto. Até o momento não foram comprovados efeitos negativos causados pelo BCAA, mas possível gostaria de saber qual foram seus sintomas e qual o diagnostico do seu médico. Caso prefira enviar sua resposta via email meu contacto é bodycia@yahoo.com.br

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  18. Olá, boa tarde. Gostaria de saber se o BCAA ganha medidas de acordo com que o musculo vá crescendo! E se na falta de exercicio localizado no abdomen possa vir a dar barriga? Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde. Seja bem vinda! O objetivo do BCAA é retardar a fadiga muscular durante as atividades, principalmente em treinos ou provas de longa duração como também ajuda no processo de recuperação muscular após o mesmo.

    Conclusão: O BCAA não promove o acumulo de gordura corporal no contesto geral e até o momento também não foi constatado nenhuma contra indicação

    Caso tenha mais duvidas estou a sua disposição.

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  20. Olá, Gostaria de saber se posso tomar BCAA e Whey juntos. E qual a posologia. Amamento meu bebê de 6 meses, mas desde os 5 a amamentação não é exclusiva. Desde já agradeço!
    OBS.: faço meus treinos em casa mesmo, com a ajuda de alguns aparelhos que disponho. E meu objetivo é enrijecer o abdômen e ganhar massa nas pernas e glúteos e também enrijecê-los. Malho um dia sim, outro não.

    ResponderEliminar
  21. Olá prof.
    Comprei um Amino BCAA top da Integralmédica e faço uso do mesmo tomando 2 cápsulas de 950mg cada antes e 2 depois do treino de musculação. Treino 4x por semana e gostaria de saber se só o uso desse BCAA ajudará a ter um crescimento muscular vísivel em 2 meses ou se devo comprar uma Whey protein novamente. Obrigado

    ResponderEliminar
  22. Olá. Seja bem vinda! A resposta a sua questão é "sim",ou seja, poderá tomar ambos os suplementos já que cada um tem uma determinada função.

    Dosagem:
    BCAA - Antes e após os treinos.
    Whey Protein - Duas doses ao dia sendo que uma delas logo após o treino.

    Em relação aos seus treinos é importante é dividir os grupos musculares por cada treino com o objetivo de não sobrecarregar musculos e articulações.

    Quero resaltar que é importante que seu ciclo de treino seja orientado por algum profissional de Educação Física evitando assim futuras lesões, e preservando sua saúde.

    Em estudos recentes o BCAA e o Whey Protein não causam efeitos colaterais no bebê no periodo de amamentação, mas independente desta questão aconselho que mantenha seu médico pediatra ciente de que esta a utilizar ambos suplementos.

    Estou a sua disposição para mais informações.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  23. Muito obrigada. A pediatra já está ciente de que faço o uso destes. E falou que não há nenhum risco para meu bebê. Sendo que esqueci-me de perguntar se posso tb agregar as cápsulas de colágeno, com o objetivo de melhorar os aspecto de minha barriga que encontra-se bastante flácida.
    Tb gostaria de saber se devo tomar malto. Junto com o whey (misturados) e o bcaa ou substituir o bcaa por ele. Ainda não comprei o bcaa, por isso a dúvida!
    E sim, tenho a ajuda de um personal sempre que me surgem dúvidas. Ele já me deu todas as dicas necessárias para preservar minha saúde!!
    Mais uma vez, muuuito obrigada!

    ResponderEliminar
  24. Olá Gio, tudo bem? O BCAA ajuda no processo para o aumento da massa magra, mas não é sua principal função.

    Ao toma-lo antes do treino o mesmo tem como objetivo retardar a fadiga muscular, aumentando a resistência e performance sendo que quando tomamos após os treinos seu maior objetivo é ajudar no processo de recuperação.

    No meu ver o ideal seria conciliar BCAA com Whey Protein, pois o principal objetivo do WP é contribuir no processo do aumento da massa magra enquanto o BCAA retarda a fadiga muscular e ajuda no processo de recuperação como já citado acima.

    Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas.

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  25. Olá. Bem, sugiro manter o BCAA poís é um suplemento de grande valia.

    Se quiseres adicionar Malto com o Whey Protein não a problema, mas fique na quantidade de cada suplemento, pois a mesmo vai depender do ciclo de treino que esta a realizar como "volume, intensidade e frequência".

    Sendo assim fale com seu professor para que o mesmo a oriente nesta questão. Estou a sua disposição.

    Abraços, bons treinos e obrigado pelo seu contato

    ResponderEliminar
  26. tenho 15 anos, malho a 3 meses, posso usar bcaa?

    ResponderEliminar
  27. Olá! Gostaria de saber se mesmo amamentando e não sendo mais exclusivamente, posso tomar albumina, deca ou mass olympia.
    Desde já agradeço!

    ResponderEliminar
  28. Até o momento não foi constatado nenhuma contra indicação no consumo do BCAA independente da idade, mas aconselho a informar-se com a nutricionista da academia onde treinas, pois a mesma poderá orienta-lo em relação a dose correta.

    Estou a sua disposição sempre que preciso.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  29. entao isso quer dizer
    s eu tomar na dose serta isso nao vai causar nenhum dano a minha saude.
    obrigado.

    ResponderEliminar
  30. Digo não exclusivamente porque ele não só mama e sim come outros alimentos. Ou seja, a demanda do leite já não é tão grande quanto antes. E agora acrescento um outro suplemento pra saber se posso.
    Albumina, deca, mass olympia ou carbo.
    Só pra deixar claro, não vou fazer uso de todos e sim escolher um deles.
    Muito obrigada!!!

    ResponderEliminar
  31. Olá. Aconselho a consumir o suplemento "Whey Protein" que contenha carboidratos em sua composição

    O que precisas é saber a quantidade ideal de consumo, pois tudo vai depender do seu ciclo de treinos como volume, intensidade e frequência como também sua rotina nutricional.

    Quem poderá ajuda-la nesta questão será um profissional de nutrição. Em relação a "Deca" evite o consumo de anabolizantes pois poderá trazer consequências graves a sua saúde.

    Estou sempre a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  32. Muito obrigada!!! Pois então o carbo e a mass olympia não pode ser usado por quem amamenta, certo??

    ResponderEliminar
  33. E deca protein é anabolizante??? o.O
    não sabia mesmoooo!!!
    Tava lendo a composição e único ingrediente que não conheço é a "caseína", nunca ouvi falar. Vi que é um composto, que tem whey e vários outros carboidratos e aminoácidos. E só não comprei pq não sei se quem amamenta pode tomar albumina.

    ResponderEliminar
  34. Olá. O melhor a fazer é se informar com um nutricionista. Pois através de uma avaliação nutricional o mesmo poderá orienta-la sobre qual o melhor suplemento.

    Em relação a Deca pensei que estava a se referir ao anabolizante " Deca Durabolin" mais conhecido como " Deca".

    Estou a sua disposição

    ResponderEliminar
  35. esse deve ser bom pois eu tomei 2 meses Whey Protein e nao vi muita diferença. Vou experimentar o BCAA. Será que em 2 meses eu consigo mais diferença? Abraço

    ResponderEliminar
  36. Olá. Boa tarde Denner. Bem, em relação a sua questão quero deixar claro que cada suplemento tem uma função diferente, em poucas palavras:

    BCAA: Sua principal função é retardar a fadiga muscular como também auxiliar no processo de recuperação.

    Whey Protein: É essencial para auxiliar no processo do ganho da massa magra como também para a melhora da performance.

    Como poderá notar acima ambos suplementos possuem funções diferentes. no seu caso aconselho a rever as doses conciliando com a intensidade do seu ciclo de treinos.

    Tens que levar em consideração não só o consumo do Whey Protein mas também sua rotina nutricional, ou seja, tens que ter uma alimentação balanceada adequada ao seu gasto energetico, pois caso contrario estará a correr o risco de perder massa magra (musculo).

    Quem poderá orienta-lo nesta questão será um nutricionista esportivo.
    Estou sempre a sua disposição.

    Grande abraço e bons treinos

    ResponderEliminar
  37. Prof Claudio, parabéns pelo artigo. Aprendi um pouco mais sobre esses aminoácidos. Porém, tenho duas perguntas para lhe fazer: O suplemento BCAA pode causar algum tipo de reação alérgica? Existe algum outro alimento que maximize a ação dos BCAAs no pós treino (açúcar mascavo, dextrose etc)? Desde já muito obrigada.

    ResponderEliminar
  38. Olá Amanda. Seja bem vinda ao HP! O BCAA é o considerado um aminoácido essencial, pois o corpo não o produz e precisa ser adquirido através de suplementos.

    E o BCAA é muito bem tolerado mesmo, difícil ter alergia com ele, mas é possível. Como é sabido, ele é para ser usado apenas em dias de treino, e será metabolizado no tecido muscular, o que diminui mais ainda as chances. Use as doses indicadas na embalagem.

    Por experiência própria, BCAA sempre foi útil para mim, jamais me deu nenhum problema (me ajudou sim nos treinos)

    Os principais efeitos adversos relatados com o uso do suplemento, especificamente com altas doses, são: desconforto gastrintestinal, como diarréia, além de comprometer a absorção de outros aminoácidos (WILLIAMS, 1998), por isso deve ser usado separadamente e distante de outros alimentos protéicos, uma média de 50 minutos antes/depois (como usar você vai determinar conforme suas necessidades).

    Estou a sua disposição caso tenha mais duvidas.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  39. Professor Cláudio, gostaria de saber se posso conciliar o uso do BCAA, para ajudar na diminuição da fadiga muscular, com a Creatina, para potencializar o ganho de massa muscular.
    Desde já obrigado.
    Edimar

    ResponderEliminar
  40. Olá Edimar. Seja bem vindo! Sim, poderá conciliar os dois suplementos sem problema algum, pois é uma óptima combinação. Eu mesmo faço o uso do BCAA e Creatina.

    Estou sempre a sua disposição

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  41. Ola...Prof. Claudio, estou treinando a 1 mes e estou tomando 1 - lipo6 antes e depois do treino, mas quero tomar algo a mais para ter melhor resultado, estou pensando em whey e bcaa... mas posso tomar os 3?? qual whey me indicaria? muito obrigada!

    ResponderEliminar
  42. Olá Vivi. Bem vinda ao HP. A resposta é sim.. poderá tomar os 3 suplementos pois cada um tem uma função.

    Hoje no mercado existem vários tipos de Whrey Protein, sendo assim aconselhe-se em uma loja de suplementos ou com uma nutricionais "o que seria o mais correcto". Gosto muito da marca "Gold Nutrition".

    DICA: Evite de consumir muitos suplementos.. L6, WP e BCAA já é mais do que o suficiente. Futuramente caso queira utilizar um outro substitua o mesmo por algum que já esta a tomar.

    Estou a sua dispoisção..

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  43. Professor claudio, li o seu arquivo relacionado aos BCAA's e vi que não existem contra indicações quanto ao seu uso.

    Porém cerca de 45 min após ter ingerido 2 capsulas de BCAA de uma marca americana muito conhecida comecei a sentir alguns calafrios a mão começou a ficar fria e amarelada e em alguns minutos passei a ter dores musculares e febre que duraram a tarde da sexta-feira passada e o sabado inteiro.

    Era o terceiro dia em que tomava este BCAA e a unica coisa que tomava alem disso era uma proteina que ja consumo a dois meses sem problemas.

    As dores musculares e a febre acredito não estarem relacionadas a nenhum tipo de virus ou infecção(tipo a de garganta) pois não existiam mais sintomas.

    Me sentia muito bem no periodo da manhã antes de ingerir o BCAA e tomei apenas 3 comprimidos de dipirona durante o periodo da febre e acordei bem no domingo de manhã.

    Gostaria de saber se tem alguma sugestão do que pode ter ocorrido.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  44. Olá Robson. Obrigado pelo seu contacto. Sinceramente é difícil dizer, pois como dito acima o BCAA não apresenta contra indicação. Acredito que foi uma coincidência ter ficado mal disposto.

    A sugestão é tomar 50% a menos da dose habitual e veres como se sente aumentando a mesma aos poucos ficando atento as reacções.

    Se estiver com mais duvidas estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos

    ResponderEliminar
  45. Olá Prof.Claudio tomando BCAA posso tomar bastante chá verde

    Maria

    ResponderEliminar
  46. Olá.. seja bem vinda Maria. Não à problema algum conciliar os dois.

    Estou a sua disposição

    Abraços

    ResponderEliminar
  47. Professor boa tarde,

    Meu objetivo não é perder peso e sim perder gordura localizada, principalmente do abdômen, além de ajudar na recuperação, o bcaa também vai me ajudar num processo mais rápido de queima de gordura e auxilio de divisão dos musculos, ou seja, esteticamente o bcaa vai me ajudar a ficar com o corpo melhor definido?

    ResponderEliminar
  48. Olá Bruno, tudo bem? Obrigado pelo seu contacto. O BCAA tem como principal função antes dos treinos aumentar a resistência muscular prevenindo a fadiga sendo que após os treinos seu objectivo é ajudar no processo de recuperação dos músculos.

    Sendo assim o BCAA tem um auxilio indirecto na queima da massa gorda pois como estará a aumentar sua resistência, consequentemente estará a proporcionar uma maior queima calórica nos treinos.

    Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas.

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  49. Boa noite!

    O BCAA, causa queda de cable

    Att,

    Rick

    ResponderEliminar
  50. Olá Rick. Bem vindo. A resposta a sua questão é "não". O BCAA não causa queda do cabelo.

    Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  51. Queria saber se eu posso fazer o uso para emagrecer ..
    estou fazendo esteira..

    ResponderEliminar
  52. ou o que eu posso tomar para ajudar a emagrecer ?? preciso de ajuda urgente!!

    ResponderEliminar
  53. Olá.. bem, tudo vai depender do prazo que pretendes atingir seu objectivo. Existem 3 factores importantes, são eles

    - Alimentação balanceada aos seus objectivos e necessidades. (nutricionista)

    - Actividade aeróbia (a corrida é um dos desportos de maior queima calórica).Consulte seu professor

    - Suplementos recomendados "CLA e Lipo6X"

    Estou a sua disposição

    Abraços

    ResponderEliminar
  54. Boa tarde,

    Primeiramente parabéns pelo seu blog, é bastante esclarecedor, e voce bastante atencioso.

    Malho todos os dias, tenho 1,56 e peso 54 kg. na minha avialição preciso perder 2 kg até 28 de Abril, que seria a minha pxma avaliação. Tem algum problema, ou veria algum resultado se eu tomasse o BCAA junto com Whey protein? eu engordaria? ou e preferivel que eu perdesse esses 2 kg primeiro?
    desde já agradeço.
    Adriane

    ResponderEliminar
  55. Olá Adriane. Obrigado pelo seu contacto. Em relação ao BCAA e Whey protein fique tranquila que ambos não causam o aumento do peso,ou seja, poderá toma-los desde já!

    Estou a sua disposição par mais esclarecimentos

    Boa sorte e bons treinos!

    ResponderEliminar
  56. Olá, professor. Bom dia. Parabéns pelo blog.
    A minha dúvida é: existe contra indicação para alguém que tenha alergia a crustáceos (camarão, lagosta) em consumir BCAA?
    Obrigado.
    Leonardo - PE

    ResponderEliminar
  57. Olá Leonardo. Não existe nenhuma contra indicação neste sentido..

    Se você ainda não conhece nosso site confira em www.help-professor.com

    Obrigado pelo seu contacto e bons treinos!

    ResponderEliminar
  58. Professor, gostaria de ingerir o BCAA com o hipercalórico Real Gains, ql a dosagem que você indica tomar? E quais horas?

    2 comprimidos de BCAA antes e 2 depois?
    1 scoop de hipercalórico ao acordar e outro pós treino?

    Abs

    ResponderEliminar
  59. Olá Rafael. Bem vindo ao HP. A dosagem do BCAA e Real Gains está correcta podes mante-la.. Caso perceba que esta ganhar massa gorda suspensa a dosagem no período da manhã, mas é tudo muito relativo, pois vai depender da intensidade dos treinos e metabolismo.

    Estou a sua disposição para mais esclarecimentos. Caso ainda não conheça nosso site confira em www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  60. Boa tarde,

    Gostaria de uma sugestão quanto a utilização de suplementos.
    Treino diariamente 3 horas por dia, sendo 1h 30 m de surf, 1h 30m de pilates c/ musculação.
    Viajerei durante 15 dias para surfar, sendo que serão aproximadamente 2 sessões de surf de 2 horas.
    Atualmente suplemento com malto dextrina e 2 capsulas de BCAA e no pós treino somente com BCAA.
    Durante a viagem o desgaste será muito maior, na última emagreci 4 kilos, efetuei a compra da L-Glutamina e de Whey Protein Isolado, gostaria
    de saber como devo proceder para tomar da maneira correta.
    Abração

    ResponderEliminar
  61. bom dia qual a diferença entre o bcaa em capsula e o tablete?
    o tablete tem que mastigar?

    ResponderEliminar
  62. Olá Ademar. Obrigado pelo seu contacto. O tablete mastigavel tem como vantagem uma absorção mais rápida pelo organismo.

    Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

    Abraços e bons treinos

    ResponderEliminar
  63. boa noit!estou tomando bcca em pó da universal ,na embalagem fala para tomar depois do treino .tomo antes do treino ou sigo a recomendações da embalagem ?

    ResponderEliminar
  64. Olá. Obrigado pelo seu contacto. Como sugestão aconselho a ingerir 1 hora antes do treino.

    Neste caso a maior função do BCAA é retardar a fadiga promovendo o aumento da resistência muscular. Poderá ingerir a mesma quantidade que esta a tomar após os treinos.

    Lembre-se que minhas orientações são sugestões e que o melhor a fazer é ter o acompanhamento de um nutricionista onde a mesmo poderá ajuda-lo não só nesta questão mas também a manter uma alimentação balanceada que esteja dentro das suas necessidades e objetivos.

    Caso tenhas mais duvidas estou a disposição

    conheça o site HP www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  65. hiper calorico faz engordar?

    ResponderEliminar
  66. Olá. Bem vindo! O hipercalórico deverá ser utilizado com cuidado. É indicado para treinos de alta intensidade e para pessoas que tem facilidade na perda da massa muscular e que estão abaixo do peso.

    Aconselho a consultar um nutricionista esportivo para que o mesmo possa indicar a quantidade correta evitando o acumulo de calorias e consequentimente aumento da massa gorda (gordura)

    Hipercalóricos tem em sua composição, uma combinação de carboidratos de alto índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico, aminoácidos, vitaminas e minerais dentre outros nutrientes.

    Estou a sua disposição para mais informações

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  67. Olá, parabens pelo artigo.
    BCAA para fazer efeito tem que ser ingerido em quantidade maiores que as indicadas pelos fabricantes. E isso fica caro. A saida que encontrei foi importar. P.ex. Eu compro no site da Healthdesigns Internacional o BCAA da Optimum com 200 tabletes por 14,46 dolares + 1,99 de frete. O preço é um quarto do preço dos BCAA vendidos no Brasil. Se usar o cupom de desconto 5233151 ganha um desconto na primeira compra e o BCAA vai custar só 9 dolares.

    ResponderEliminar
  68. Olá Tutuca. Ótimo que tenhas gostado do artigo, obrigado. Agradeço também pela ótima dica.

    Estou a sua disposição no que for preciso

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  69. qual seria melhor para o ciclismo....bcaa ou whey proteyn?

    ResponderEliminar
  70. Olá Mirtinho. Seja bem vindo. Ambos são importantes e com objetivos diferenciados, sendo assim o ideal é utilizar os dois suplementos.

    Além deste artigo sobre o BCAA existe também no link "Suplementos" um tema sobre o Whey Protein, pois assim poderás observar com detalhes a função de cada suplemento.

    Estou a sua disposição.

    Conheça nosso site www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  71. oi professor eu malho a 1 ano mais so agora comeceia a tomar bcaa,gostaria de saber em quanto tempo vou ver diferencia!

    ResponderEliminar
  72. Olá Kelly. Obrigado pelo seu contacto. Respondendo a sua questão tudo depende do organismo de cada pessoa, mas acredito que não antes de 3 a 4 semanas.

    Quero lembra-lo que a função principal do BCAA antes do treino é prevenir a fadiga muscular e aumentar a resistência e após o treino sua maior função é promover uma recuperação muscular mais rápida.

    Estou a sua disposição

    Abrços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  73. Boa tarde, gostaria de parabéns pelo blog, é muito explicativo.

    Minha dúvida é: Posso tomar BCAA antes e após os treinos sendo que, após o treino eu almoço, gostaria de saber se tem algum problema almoçar e tomar BCAA pós o treino???

    Meu objetivo é perder um pouco de peso e ganhar massa magra!

    OBS: Corro 20 minutos e 10 minutos na bicicleta, depois musculação.

    ResponderEliminar
  74. Gostaria de saber também se o consumo de um barra de cereal light, antes de atividade física com musculação/corrida age parecido como a forma que o BCAA age?

    ResponderEliminar
  75. Olá Raphael. O BCAA e a barra de cereais não tem nada de semelhança em termos de função. O BCAA tem como objetivo prolongar a resistência e retardar a fadiga muscular dentre outras funções. A barra de cereal estará apenas a ser utilizada como fonte de energia.

    Se tiveres mais duvidas não hesite em perguntar-me

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  76. Olá Raphael. Poderá tomar o BCAA após os treinos mesmo se estará a almoçar a seguir.

    Dica: Substitua a bicicleta por um outra maquina de maior queima caloria como por exemplo o elíptico, o remo ou mesmo a esteira.

    Bons treinos

    ResponderEliminar
  77. Professor, BCAA chegou estou ansioso para tomar, sendo que surgiu algumas duvidas...

    Na embalagem fala que deve ser feito a mistura com água e imediatamente tomar.

    - Eu posso FAZER a mistura no inicio da manha e tomar metade antes e metade após o treino? Ou vou ser obrigado a andar com o pote e fazer o passo a passo correto?? Desta primeira forma, ele perde um pouco do efeito por estar a mais tempo dissolvido na água??

    desde já agradeço pela atenção.

    ResponderEliminar
  78. Olá Raphael. Sim poderá dividir a dosagem antes e após o treino.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  79. Boa noite professor!! Tudo bem? Malho já faz alguns anos, de uma forma não tão regular... Já tomei alguns suplementos, e agora voltei a comprar Bcaa. Meu objetivo é ganho de massa, o que posso tomar para ter um ganho mais significativo ??? Quais marcas são mais recomendadas? O animal pack é um bom suplemento? Ou seria interessante tomar whey ??Obs. Tenho um metabolismo muito ágil, tento me alimentar corretamente, mas é muito difícil eu aumentar o peso.Desde já , muito obrigado.

    ResponderEliminar
  80. Parabens pelo poste ! , mas eu tenho uma duvida tenho 16 anos ,faço academia desde os 15 , porem fiquei 6 messes parado , voltei e estou com 1 mês e entre esse tempo , não vejo minha massa muscular aumenta , so define,gostaria de saber se tem alguma endicação... se tem alguma coisa eu toma BCAA e suplemento

    ResponderEliminar
  81. BCAA - Olá! Obrigado pelo seu contato. Bem, o mais correto devido a sua pouca idade é orientar-se com um nutricionista, pois o mesmo saberá qual o suplemento e a dosagem a indicar.

    Acredito que no seu caso apenas uma alimentação correta e balanceada seja o suficiente.

    Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

    Conheçanosso site: www.help-professor.com

    Abraços e bons treinios!

    ResponderEliminar
  82. Bcaa acelera os batimentos cardiácos? só me falta essa informação para que eu comece a tomar. Obrigada

    ResponderEliminar
  83. Olá Fabiana. Seja bem vinda. Já foi comprovado que o BCAA não causa nenhum sintoma negativo em seus usuários sendo assim não promove o aumento da frequência cardíaca.

    Estou a sua disposição

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  84. Bom dia Professor. Meu professor me indicou um pote Whey + um pote Bcaa, ficou de passar um ciclo assim que chegar porque eu comprei pela net. O que você acha disso ? abç...

    ResponderEliminar
  85. Olá Paulo. Boa tarde. Seu professor esta correto. Também indico esta mesma suplementação aos meus atletas.

    O Whey Protein terá como maior função evitar a perda da massa magra e promover o ganho da mesma enquanto o BCAA tem como principal função aumentar a resistência muscular e auxiliar na recuperação pós-treino.

    Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição.

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    Abraços e bons treinios!

    ResponderEliminar
  86. boa tarde professor. gostaria de saber a quantidade de capsulas que posso tomar por dia. meu peso é 70 quilos, treino todos os dias, mas dois por semana são treinos físicos muito forçado..

    ResponderEliminar
  87. BCAA - Olá. Obrigado pelo seu contato. Tens que seguir a orientação do rotulo contido no frasco pois irá depender das "mg" contida em cada cápsula. Habitualmente toma-se de 2 a 3 cápsulas antes e após os treinos.

    Caso tenhas mais duvidas estou a disposição

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  88. Ola .. queria saber se tem diferença em questão de absorção no organismo, o BCAA em capsula ou tablete, qual é melhor ?!

    ResponderEliminar
  89. BCAA - Olá. Seja bem vindo. O BCAA em tablete tem uma absorção mais rapida pelo organismo. De todos os tipos de BCAA disponíveis o que se encontra em pó é o de absorção mais rápida.

    Estou a sua disposição

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  90. Boa tarde,

    qual a marca vc indicaria de BCAA?

    Obrigada!

    Abs

    ResponderEliminar
  91. Olá. Para o BCAA recomendo a marca "USN ou Universal".

    Abraços e bons treinos!

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    ResponderEliminar
  92. Oi Claudio.Treino de segunda a sábado e faço 40 de aeróbio 3x por semana,meu objetivo é ganhar massa magra e ta sempre enxugando gordura localizada.Uso CREATINA,BCAA E TERMOGÊNICO 30 MIN ANTES DO TREINO E após treino CREATINA,BCAA,WAY 5W DA INTEGRAL E CASEINA ANTES DE DORMIR.Peço sua opinião,ta bom ou posso acrescentar mais uma dose de proteína no decorrer do dia? Desde já agradeço a atenção.Parabéns pelo site.Isabelle

    ResponderEliminar
  93. Olá,gostaria de saber como tomar bcaa,pois treino pela manhã e a noite .
    como devo toma-lá ?

    ResponderEliminar
  94. COMO TOMAR O BCAA - Olá. Bem vindo ao HP! Independente do horário a treinar deverá toma-lo sempre 1h antes de iniciar o treino e logo após o termino do mesmo.

    Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

    Conheça nosso site www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  95. Olá Isabelle. A sugestão é ingerir antes do treino o BCAA e termogenico e após BCAA Way 5W. Não tem necessidade de uma dose de proteína no decorrer do dia o que podes fazer é intercalar um dia Way 5W e outro dia o Whey Protein.

    Evite e ingerir muito suplementos ok.. Como queres definir aconselho a não tomar a Creatina pois a mesma promove a retenção de líquidos provocando o inchaço.

    O mais correto é consultar um nutricionista esportivo, pois o mesmo ira orienta-la com mais segurança.

    Se quiser receber nossos informativos semanais envie um email para suporte@help-professor.com para que possamos registrar seu email.

    Estou a sua disposição.

    Abraços

    ResponderEliminar
  96. Ola professor! Tudo bem? Por favor tire minhas duuvidas... Bom, meu objetivo nos treinos, é perder massa gorda e ganhar massa muscular... Tenho tendencia a ganhar massa gorda no abdomen e perder massa magra nas pernas,tendo um corpo triangulo invertudo, bem desproporcional!! Gostaria de saber, se junto c a minha reeducacao alimentar ( cafe: pao integral + leite desnatado / lanche : barra de cereais / almoco: carne e salada/ lanche: banana e mexerica/ janta: leite ou sopa/ ceia: farelo de trigo) junto c essa ra, posso tomat whey isolada+ bcaa, para ganhar massa magra e emagrecer ao mesmo tempo? Lembrando que tenho tendencia a acumular gordura no abdomen e ter pernas finas? Por favor me ajude!! Desde ja, obrigada!! O site esta otimoo!! Beijos e sucesso, espero resposta ansiosa, Gabriele.

    ResponderEliminar
  97. Olá professor tenho 37 anos, 84 km e já treino a mais de 1 ano.Frequentemente participo de corridas rusticas e agora estou me preparando para minha primeira maratona. Nunca tomei suplementos, mas comecei hoje com o BCAA, tomei 2 capsulas após um treino de 15km.
    Qual a recomendação? 2 capsulas antes e duas depois são suficientes?Independente do treino? O BCAA, vai ajudar a melhor o rendimento na corrida de longa duração?
    Parabéns pelo blog.....

    ResponderEliminar
  98. Olá Cleverson. Bem vindo. Obrigado! que bom que tenhas gostado do blog. Bem, estas a tomar o BCAA da forma correta, ou seja, continue com 2 cápsulas antes e 2 após o treino.

    A função de BCAA em treinos de longa duração é aumentar a resistência muscular. Enquanto após o treino sua função é promover uma recuperação mais rápida e eficaz do músculo

    Lembre-se que em treinos de endurance é importante o consumo de carboidrtatos "durante o treino". Carboidratos em gel ou em forma de barras é uma ótima opção.

    Conheça nosso site - www.help-professor.com

    Estou a sua disposição.

    Grande abraço e bons desafios!

    ResponderEliminar
  99. Olá Grabriele. Torna-se difícil orienta-la em relação a sua questão. O melhor a fazer é consultar um nutricionista para que o mesmo possa ajuda-la na forma mais correta no consumo calórico diário, pois tudo vais depender da sua rotina do seu dia a dia.

    Só o nutricionista poderá a calcular o seu gasto calórico diário e a seguir preparar uma dieta com o gasto calórico abaixo do consumido, ou seja, o segredo é "gastar mais calorias do que é consumida".

    Em relação aos treinos fale com seu professor para que o mesmo possa orienta-la em um programa de treinos para a redução da massa gorda e aumento dos membros inferiores. Acredito que o sistema de circuito seria uma boa opção.

    Caso tenhas mais duvidas estou sempre a sua disposição.

    Conheça nosso site - www.help-professor.com

    Abraços e boa sorte :D

    ResponderEliminar
  100. Gostaria de saber, se junto com musculacao o bcaa e whey ajudam na queima de gordura abdominal comp vi em alguns estudos.. Nao tenho genetica p aumento.. Porem genetica p aumentar a massa de gordura no abdomen.. Oq posso fazer!? Tenho 58 kg 1, 64 um pouco de barriga e pernas nao grossaa help me!! Abçs professor

    ResponderEliminar
  101. GORDURA ABDOMINAL - Bem vindo ao HP! O BCAA tem como função aumentar a resistência muscular e promover uma melhor recuperação pós treino enquanto o Whey Protein melhora significativamente a composição corporal, ou seja, auxilia no ganho da massa magra.

    Temos que levar em consideração que o acumulo da gordura abdominal poderá ser causado devido o fator genético.

    Aconselho a consultar um nutricionista para orienta-lo (a) na melhor forma na perda da massa gorda, conciliando com um treino adequado aos seus objetivos. O sistema de circuito na musculação seria uma boa opção. Consulte seu professor.

    Estou a sua disposição

    Conheça nosso site - www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  102. Bom artigo,bem esclarecedor.Como estou a tomar é bom saber todos os benefícios,que implica a toma deste suplemento.Obg Professor,bem haja.

    ResponderEliminar
  103. Olá, tenho 25 anos e vou coemçar a fazer uso do BCAA e Malto, na intrução de uso do BCAA esta escrito que até 60 kg tomar 2 capsula, mas algumas pessoas falam que tem que ser 2 antes e 2 depois no caso 4...o quue seria correto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Talita. Bem vinda ao HP. Mantem-se a dose de 2 cápsulas antes e 2 logo após o treino.

      Se tiveres mais duvidas estou a sua disposição.

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  104. bom dia professor
    treino a 10 meses hipertrofia visando perder gordura e meu bf ta 25%.gostaria de saberr se eu treinar circuito se posso tomar bcaa pre e pos treino e creatina+whey+dextrose no pos treino para manter a massa quando estiver neste treino de circuito???
    grato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Godão. Continue a tomar BCAA antes e após os treinos. Em relação aos outros suplementos apenas o Whey Protein após o treino ja é o suficiente.

      Caso queria continuar com a creatina a mesma deverá ser utilizada "antes" dos treinos e não após.

      Nosso site: www.help-professor.com

      Abraços

      Eliminar
  105. estou amamentando , posso tomar bcaa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BCAA e amamentação - Olá. Bem vinda ao HP. Ate o momento não foi constatado nenhuma contra indicação em relação a esta questão, mas aconselho conversar com seu médico antes de utiliza-lo.

      Estou a sua disposição

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Abraços

      Eliminar
  106. Olá professor Claudio,

    Tenho 1,58 e estou com 80 kg, pratico atividade fisica 5x na semana e ainda faço Swing baiano,(comecei a um mês atraz) estou querendo tomar o therma pro hardcore com o bcaa top.

    Gostaria que o senhor me ajudasse, se eu posso fazer esta combinação? como tomar? e se seria necessário tomar way, se sim que way seria viável?

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Julyana. Obrigado pelo seu contato. Sim poderá continuar a tomar o therma pro e BCAA. Após o treino aconselho também a tomar o BCAA e Whey Protein. recomendo a marca USN ou Universal.

      O mais correto é consultar um nutricionista esportivo para orienta-la nesta questão pois o mesmo poderá avalia-la a acompanha-la de perto.

      Conheça nosso site www.help-professor.com

      Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

      Abraços e bons treinos

      Eliminar
  107. Olá Claudio, tenho algumas dúvidas e gostaria de sua ajuda. Meu objetivo é conseguir perder 5kg e definir meus musculos, tenho 1,65 e 61kg. Procurei uma Nutricionista para me orientar com a alimentação e já consigo comer de 3 em 3 horas, como pouco nas refeições só ainda não consegui seguir a risca a dieta que ela me passou. Faço aula de local de 3 a 4x na semana, mesmo sem perder o peso já consigo notar um pouco de definição nas minhas pernas mas sei que para ter um resultado melhor só emagrecendo. Tomava um thermogenico D4 Thermal Shock pois me informaram que além de ajudar a queimar gordura eu teria mais pique mas não senti diferença nenhuma e acabei parando.
    Você me indicaria outro thermogenico de outra marca ou outro tipo produto para ajudar na queima da gordura ?
    No meu caso seria interessante também tomar o BCAA para não perder massa muscular?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  108. Maicon JM
    Tenho 12 anos, 43Kg, 1,57m. Sou atleta de natação há 3 anos e treino 2 horas por dia de 2ª a 6ª feira e participo de competições de 400, 200 e 100m intercalando com algumas travessias de 1500m. Me alimento normalmente, como frutas, bebo leite. Qual o suplemento, se é necessário, BCAA em cápsulas ou liquido ou Whey Protein? obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maicon. Bem vindo ao nosso blog. Com certeza devido ao grande volume de treinos que tens como rotina a suplementação é se grande valia para manter e repor seus níveis de nutrientes.

      A questão é em relação a sua idade pois ainda és muito novo para o uso de alguns suplementos. O mais correto e seguro é consultar-se com um nutricionista desportivo pois o mesmo irá ajuda-lo nesta questão com segurança.

      Acredito que no seu caso uma alimentação balanceada e rica em nutrientes será o suficiente evitando assim o uso de suplementos ao menos por enquanto.

      Segue abaixo algumas orientações que poderá ajuda-lo em relação a alimentação, mas isso não faz com que você deixe de procurar um nutricionista, ok?!

      O desempenho na piscina depende de vários factores, incluindo genética, treino, motivação e dieta. Infelizmente, muitos nadadores não prestam atenção à dieta, e consequentemente, comprometem o desempenho. Fazer escolhas sábias na alimentação proporcionam aos músculos o combustível apropriado e permite que você treine mais tempo e em melhores condições.

      Quantidades adequadas de hidratos de carbono (carboidratos) são essenciais para o desempenho na natação. Os e hidratos de carbono carboidratos são a fonte mais eficiente de energia para os músculos.

      Uma dieta de um nadador deve consistir em pelo menos 60% das calorias totais de carboidratos como pães, cereais, arroz, massa, pães de forma, bolinhos doces, frutas e vegetais.

      Nadadores que treinam dias consecutivos devem adoptar uma dieta rica em hidratos de carbono carboidratos, com pelo menos 300 a 500 gramas por dia ou 4 a 5 gramas de hidratos de carbono carboidratos por 500 gramas de peso corporal.

      Nadadores que treinam duas vezes ao dia, frequentam aulas e participam de outras actividades, podem achar difícil fazer três refeições ao dia. Consequentemente, muitos nadadores podem não consumir e hidratos de carbono (carboidratos) suficientes.

      Nessas situações, é sempre recomendável um suplemento alimentar alto em hidratos de carbono (carboidrato), com a intenção de fornecer calorias extras.

      Antes do treino
      Refeições feitas num intervalo de 3 a 4 horas antes do treino devem ser equilibradas e compostas por uma grande variedade de nutrientes. O ideal é a inclusão de alimentos fontes de vitaminas e minerais (vegetais e frutas), proteínas (carnes, ovos) e hidratos de carbono (massas, arroz, batata etc)

      Durante o treino
      A sensação de sede pode ser menos perceptível nos atletas de desportos aquáticos. No entanto, os riscos de desidratação são grandes se não houver uma reposição hídrica constante. Apesar de muitos atletas só consumirem líquidos quando tem sede, uma dica é deixar sempre uma garrafinha na beira da piscina para aumentar a frequência de consumo.

      Depois do Treino
      Um nadador deve consumir pelo menos 70 gramas de e hidratos de carbono dentro de 30 minutos após o exercício, seguido de um adicional de 75 a 100 gramas (300 a 400 Kcal) a cada 2 a 4 horas, dali para frente. A ingestão de hidratos de carbono pode ser acompanhada por outros alimentos fontes de proteínas, vitaminas e minerais quando coincidir com o horário habitual do almoço ou jantar.

      Isso ajudará a repor níveis de energia muscular (glicogénio) antes do próximo evento ou exercício. Caso contrário, poderá levar 24 horas para reabastecer os músculos.

      Caso tenha mais duvidas estou a sua disposição

      Conheça nosso site.. la estará a encontrar mais dicas - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  109. olá professor! comecei a treinar ha 2 semanas, peso 44kg e 1,52. Quero tomar massa e depois partir para o BCAA, Só que estou com um pouco de receio, tem alguma mais indicado para mulheres? qual me indicaria?

    beijo, Vanielli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanielli. Ainda é muito cedo para pensar em suplementos, pois estas na fase de adaptação. Permanecerá nesta fase em média por quatro a cinco semanas dependendo de da adaptação do corpo aos estimulos físicos.

      Após esta fase seu ciclo de treino estará a aumentar seu nível de intensidade e ai sim poderá utilizar algum suplemento para auxilia-la no ganho da massa magra.

      O mais correto é consultar um nutricionista esportivo pois o mesmo estará a avalia-la e a seguir orienta-la da forma mais segura através do resultados obtidos na avaliação.

      É dificil aconselhar algum tipo de suplemento sem conhece-la pessoalmente. Cada pessoa reage de uma forma não só aos treinos mas também no que se refere alimentação e suplementação.

      Em relação aos treinos mantenha sempre seu professor a par de tudo e nunca altere seu plano de treino por conta própria!

      Poderá também enviar suas perguntas para nosso email: suporte@help-professor.com

      Estarei a sua disposição sempre que estiver em duvida..

      Poderá encontrar mais dicas no nosso site: www.help-professor.com

      Abraços e uma ótima semana de treinos!

      Eliminar
  110. Tenho 15 anos e malho a 9 meses e queria saber se eu posso tomar bcaa ou whey protein
    Tem algum problema ? efeito colateral para minha idade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro. Obrigado pelo seu contato. Aconselho apenas a manter uma alimentação saúdavel e rica em nutrientes. ainda é muito novo para o uso de suplementos.

      O mais correto é consultar um nutricionista esportivo pois o mesmo estará a avalia-lo e a seguir orienta-lo da forma mais segura através do resultados obtidos na avaliação.

      O mesmo estará a preparar um cardápio apropriado para sua rotina diária referente ao seu gasto calórico como seu treino, e outras atividades de rotina.

      Estou sempre a sua disposição caso tenhas mais duvidas.


      Poderá também enviar suas perguntas para nosso email: suporte@help-professor.com

      Poderá encontrar mais dicas no nosso site: www.help-professor.com

      Grande abraço e bons treinos!

      Eliminar
    2. tenho 51 anos e plena saúde.quero ganhar peso e massa. como devo usar o bcaa? edison oliveira

      Eliminar
    3. Olá Edison. Não foi constatado efeitos colaterais em relação ao consumo do BCAA, mas aconselho a consultar um nutricionista, pois o mesmo poderá orienta-lo da melhor forma não só no uso do mesmo mas também a manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, ou seja, um cardápio adequado as suas necessidades com o uso do BCAA estará a promover um resultado com maior qualidade segurança.

      Caso tenhas mais duvidas poderá também enviar sua pergunta para nosso email - suporte@help-professor.com

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  111. primeiro parabéns pela matéria!!

    existem varias marcas e diversos preços de BCAA a marca influencia na qualidade do produto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BCAA - Olá Bem vindo. Sim existem marcas com selo de qualidade. Isso refere-se principalmente as marcas importadas, pois a exigência a qualidade do produto é maior..

      Caso tenhas mais duvidas poderá também enviar sua questão para nosso email - suporte@help-professor.com

      Conheça também nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  112. Patricia.
    Estou tomando massa (hardcore mass)ha 3 dias, em quanto tempo vou ver resultado? como ela funciona exatamente? meu professor me auxilia, mais ainda tenho duvidas. meu objetivo é o aumento de musculos pois sou magrinha, e treino ha 5 semanas.

    Abraços professor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia. Ainda acho cedo para utilizar algum tipo de suplemento pois esta na fase de adaptação aos treinos onde não requer um intensidade elevada de esforço sendo que o suplemento tem como objetivo repor os gastos energéticos dos treino de alta intensidade.

      Grande abraço e bons treinos!

      Eliminar
  113. oi sou Luana PROF Claudio estou na academia e quero muito emagrecer pois ganhei 20 kilos na gravidez, gostaria que vc me indicar-se algo para emagrecer só um detalhe eu ainda amamento
    desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luana. Bem vinda! Bem, o mais correto e seguro é praticar regularmente exercícios com acompanhamento profissional proporcionando assim um treino seguro que esteja dentro dos seus ojetivos e principalmente conciliar com uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

      Aconselho a consultar um nutricionista pois o mesmo poderá ajuda-la nesta questão com segurança ainda mais que estas no período de amamentação. No seu caso a alimentação é mais importante do que o seu treino. O segredo é simples "Queimar mais calorias do que consumidas".

      Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas. Poderá enviar sua perguntas para nosso contato - suporte@help-professor.com

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  114. Olá Professor tudo bem?
    Espero que sim!
    Me chamo Roberto e gostaria de pergutar:
    Nutricionista/endocrinologistas estão orientando o consumo de bcaa + whey como forma de obtenção e ganho de massa magra e ao mesmo tempo(com uma alimentação orientada)como forma de redução de peso e gordura.
    Você concorda? Se sim como proceder? dosagem ao dia?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Roberto. Bem vindo. A resposta a sua questão é sim.. As orientações estão corretissimas! Em relação a dosagem quem poderá orienta-lo nesta questão com mais segurança é seu médico ou nutricionista.

      Caso tenhas mais duvidas envie suas perguntas para suporte@help-professor.com

      Vais encontrar mais dicas em nosso site - www.help-professor

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  115. Professor Cláudio, posso tomar Whey, BCAA, Cratina, e Dextrose? Todos juntos, como tomar? pelo que me informaram apenas a Creatina posso estar tomando antes, o resto após o treino...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pelo seu contato. A sugestão é tomar a creatina e o BCAA antes e após os treinos.

      O Whey e dextrose continue a toma-los pós-treino

      A função do BCAA pré-treino é aumentar a resistência muscular e evitar a fadiga precoce.

      Caso tenha mais duvidas envia sua pergunta para suporte-help-professor.com

      Vais encontrar mais dicas em nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  116. Olá Professor.
    Sou João Pedro, tenhu 17 anos, malho a 1 ano. Eu ja tomei Whey, creatina e BCAA e ganhei cerca de 7kg isso foi a uns 3 meses atras ai agora eu comprei RELOAD ENERGY POWER, BCAA ( cápsulas ), WHEY ISOLADO E MALTO DEXTRIN e eu queria saber esse planejamento esta certo -->

    -Saiu do curso 6:00 chego em casa 6:40 ai assim quando que eu chego ja tomo o meu café, QUERO SABER SI TENHU QUE ESPERAR UM POCO DEPOIS DO CAFÉ PRA TOMA O BCAA OU TOMO O BCAA UNS 45M ANTES DO TREINO OU QUANDO FOR MALHAR E QUANTAS CÁPSULAS TOMAR ?

    -COMO TOMO O PRÉ-TREINO ( RELOAD ENERGY POWER )SI É JUNTO COM O BCAA OU TEM QUE ESPERA UM POCO OU QUANDO FOR TREINAR ?

    -WHEY ISOLADO E O MALTO DEXTRIN É ASSIM QUANDO ACABA DE TREINAR OU ANTES DE DURMI ?

    * EU COSTUMO IR MALHAR UMAS 7:30, 8:00 A ACADEMIA FECHA 9:00 ( É A HORA QUE SAIU RSRS )

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO, ESPERO SUA RESPOSTA :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. João. Bem vindo ao HP. Vamos as suas questões.

      O BCAA poderá ser tomado junto com o café ou mesmo isolado. O mais importante o o tempo que antecede para o treino sendo assim o ideal é 60 min. antes de iniciar o treino. Em relação ao numero de cápsulas vai depender da quantidade que a mesma contem.

      Habitualmente costuma-se ser de 2 a 3 cápsulas. Aconselho a seguir as orientações no verso.

      O RELOAD ENERGY POWER poderá ser tomado com o BCAA sem problemas.

      O WHEY ISOLADO é mais indicado tomar logo após terminar o treino e poderá ser ingerido também com o MALTO DEXTRIN.

      Lembre-se que manter uma alimentação balanceada e rica em carboidratos, proteinas e nutrientes é também de grande importância para alcançar seus objetivos pois é adianta consumir suplementos sem que tenha uma boa alimentação.

      Caso tenhas mais perguntas ou duvidas envie para suporte@help-professor.com

      Conheça nosso site com mais dicas - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  117. Boa Noite, professor Claudio.
    Segunda-feira comecei tomar whey protein da marca Nutri Health que já contem 7% de bcaa e, um bcaa 4800 da marca Body Builders. Eu tomo 2 capsulas de bcaa pré e pós treino, e eu acho que estou tomando whey a mais do que o necessário, pois nao sei a medida certa já que no meu whey nao veio o medidor, entao eu coloco o tanto que acho bom. E desde segunda estou com diarreia... Qual dos dois produtos está me causando essa diarreia? E o que eu faço para parar essa diarreia? Devo diminuir ou whey ou o bcaa? E quanto eu devo diminuir? E qual é a medida certa que devo tomar de whey? Eu sei que deve-se tomar 1 dosador que contem mais ou menos 30g, mas como eu chego a 30g sem ter esse dosador? Uso colheres de sopa ou normais? Me ajude.
    Desde já obrigado, Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Bem vindo. Acredito que a causa da diarreia seja o Whey. Sugiro que fique alguns dias sem toma-lo até melhorar da diarreia. Se a mesma continuar procure um médico.

      Em relação a dosagem um medidor equivale a 2 colheres de sopa cheias. A dose mais importante é aquela logo após o treino.

      Se tiveres com mais duvidas estou a disposição também pelo mail suporte@help-professor.com

      Conheça o site e veja mais dicas - www.help-professor.com

      Abraços e votos de melhoras

      Eliminar
  118. oi sou Iris e gostaria que vc me indicar-se algum suplemento ou outra coisa para emagrecer,pois eu pesava 58 kilos ai fui tomar uns anticoncepcinal i emgordei muito 15 kilos, ja fui no genicologista,na nutricionista mas me falam a mesma coisa tenho que malhar e fazer dieta, só que to fazendo tudo isso a 3 meses i não vi resultado, me ajude a perder esses kilos pois to desesperada com tanta gordura, me indique um bom produto para que eu possa ver o resultado imediato,vc como profissional sabe,por favor me ajude lhe peço obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Iris, boa tarde. Respondendo a sua questão é difícil orienta-la a distancia no qual é o melhor suplemento indicado a você. Uma dica são os suplementos termogênicos conhecidos como "Queimadores de gordura".

      Aconselho a rever sua dieta com sua nutricionista e orientar-se sobre este suplementos antes de utiliza-lo. Não faça nada sem orientação!!

      Em relação a questão de não esta a ver resultados isso pode ser decorrente a vários fatores como por exemplo numero de atividade física semanal, gasto calórico, metabolismo, dentre outros fatores.

      "Tem que praticar exercícios regularmente conciliando com sua dieta"

      Segue abaixo detalhes do os termogênicos. Caso tenhas mais duvidas estou a disposição.

      TERMOGÊNICOS:

      Fundamentalmente existem somente dois caminhos para o controle do peso: reduzir a energia ingerida, ou seja, controlar a alimentação, ou aumentar o gasto calórico, por meio de exercícios físicos e outras atividades.

      Pode parecer contraditório, mas comer queima caloria. É necessário, é claro, ingerir alimentos específicos, que exerçam essa função no organismo. São os chamados termogênicos: substâncias que têm a capacidade de acelerar o metabolismo, promovendo queima maior de calorias e reduzindo o apetite. Por isso, essas substâncias são conhecidas como queimadoras de gordura, uma vez que são úteis na sua metabolização, transformando-as em energia.

      Alimentos termogênicos possuem um efeito térmico ou de termogênese, que induz o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo. A ação termogênica significa a propriedade de transformar nutrientes em energia, principalmente as calorias provenientes da gordura corporal. Estas características favorecem não só quem quer perder peso, mas auxiliam nos casos de falta de energia.

      Os termogênicos otimizam o metabolismo para que a pessoa tenha uma maior queima calórica ao longo do dia, mesmo durante o descanso (metabolismo basal), não permitindo depósitos de outras reservas de gordura.

      Para entender o que são e como agem os termogênicos é necessário entender o que é o metabolismo. Metabolismo é o conjunto de reações químicas que as substâncias sofrem no interior dos organismos vivos para mantê-los funcionando. Ou seja: é a quantidade de calorias que o corpo queima para se manter ativo.

      A velocidade na qual o corpo queima essas calorias é chamada de “taxa metabólica”, que é determinada basicamente por fatores genéticos. Metabolismo lento significa que o organismo reserva as gorduras e vai queimando-as aos poucos, o que resulta em dificuldade para emagrecer. Já um metabolismo rápido, comum a poucas pessoas, resulta em melhor aproveitamento energético das substâncias ingeridas, o que ocasiona facilidade para emagrecer, ou até mesmo uma dificuldade em manter-se com o peso ideal.

      Os termogênicos aceleram o metabolismo, pois promovem a elevação de cerca de 1 grau na temperatura corporal. “As vantagens para quem utiliza os termogênicos são várias.

      As pessoas melhoram o desempenho na atividade física, reduzem a massa corpórea e as gorduras acabam sendo queimadas. Recomendo para as pessoas que buscam perder gordura ou que pretendem definir melhor os grupos musculares”.

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Eliminar
  119. oi sou Iris professor são muitos mas não sei qual usar,quero um que faça eu perder gordura rapido, ja deve ter tido um caso igual ao meu,me ajude quero emagrecer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Iris. Faça o acesso ao site. www.prozis.com/brasil e procure no campo de pesquisa o suplemento "Lipo 6 Black" ou "Lipo 6X". Aconselho a consultar sua nutricionista antes de toma-los para que possas ter uma melhor orientação.

      Lembre-se que apenas o suplemento não é o suficiente para perder peso. Mantenha sua rotina de exercícios e alimentação balanceada.

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  120. BOM DIA PROF!

    Voce poderia me dizer se posso usar o BCAA? eu to precisando muito de uma suplemento que me der energia, pois tenho sentido muita fadiga, pois nao estou tomando ainda nenhuma proteina, tipo o whey.
    Eu ja pensei em tomar creatina, porem tenho muito medo pois ja tive problemas renais na infancia e muito se fala sobre os efeitos colaterais do uso da mesma. já sobre o BCAA , eu li seu artigo e praticamente não existem contra-indicações no uso do aminoácido, poderia me dar esse Help por favor? ASS : LEORGE

    ResponderEliminar
  121. bom dia prof!
    Malho ha exatos 2 meses e só tenho usado dextrose, nao uso nenhuma proteina e entao eu gostaria de saber se
    Voce poderia me dizer se posso usar o BCAA? eu to precisando muito de uma suplemento que me der energia, pois tenho sentido muita fadiga, pois nao estou tomando ainda nenhuma proteina, tipo o whey.
    Eu ja pensei em tomar creatina, porem tenho muito medo pois ja tive problemas renais na infancia e muito se fala sobre os efeitos colaterais do uso da mesma. já sobre o BCAA , eu li seu artigo e praticamente não existem contra-indicações no uso do aminoácido, poderia me dar esse Help por favor? ASS LEORGE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leorge. Bem vindo ao HP. O BCAA é um óptimo suplemento pois antes do treino tem como função aumentar a resistência muscular evitando a fadiga precoce e pós-treino seu maior objectivo é promover uma regeneração muscular mais rápida e eficaz.

      O BCAA é indicado tanto para a musculação como para treinos aeróbios.

      Caso tenhas mais duvidas poderá enviar sua pergunta para suporte@help-professor.com

      Conheça nosso site! www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  122. ola professor estou usando o oxylite consegui emagrecer 6 kg e meio fazendo circuito tenho que perder mais 5 kg queria saber se posso tomar o bcaa e se ele me ajuda nesse proposito de perder peso pois estacionei nos 88 kg e estou pegando pesado na corrida agradecido DANILO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Danilo. Bem vindo! O BCAA não tem como objetivo principal a perda do peso e sim o aumento da resistência muscular como também auxilia na recuperação da mesma.

      Sugestão - Consulte seu professor para gerar novos estímulos ao seu corpo. Um dos motivos de não estar mais a perder peso poderá ser o treino, pois o corpo após um certo período se adapta aos exercícios não gerando o mesmo gasto calórico.

      Lembre-se que a alimentação é de grande importância. Aconselho a consultar uma nutricionista para avaliar seu cardápio e ajuda-lo a manter uma dieta calórica destro das suas necessidades e objetivos.

      Quero deixar claro que minhas orientações são apenas sugestão pois cada corpo reage de uma de uma forma a cada estimulo e alimentação.

      Caso tenha mais duvidas poderá enviar sua pergunta para nosso email suporte@help-professor.com

      Conheça nosso site. Lá vai encontrar mais dicas - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  123. oi professor. Minha nutricionista me indicou tomar BCAA, 2 capsulas antes do treino e 2 depois. Eu ganhei de uma amiga o AminoFor BCAA, da Vitafor. Nunca ouvi falar dele, sabe dizer se ele eh bom?

    Eu quero ganhar massa magra, quero ganhar pernas e bunda. rs.. Qual outro suplemento eu poderia adicionar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Obrigado pelo seu contato. A dose do BCAA orientada pela sua nutricionista esta correta. Em relação a marca citada "Vitafor" não poderei ajuda-la pois esta marca não existe em Portugal. Aconselho a consultar sua nutricionista nesta questão.

      Aproveite ao máximo de sua nutricionista e esclareça suas duvidas com ela, pois é ela que a conhece pessoalmente e poderá ajuda-la a esclarecer sua duvidas. Uma sugestão para o ganho de massa magra é o Whey Protein.

      Caso tenha mais duvidas poderá enviar sua pergunta para suporte@help-professor.com

      Vais encontrar mais dicas em nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  124. olá professor. queria saber se o BCAA ajuda a emagrecer e se pode tomar mesmo fazendo apenas exercícios aeróbicos.
    obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BCAA x Emagrecimento - Olá. Obrigado pelo seu contato. O objetivo do BCAA não é promover o emagrecimento e sim aumentar a resistência muscular e recuperação pós-treino.

      Poderá ser utilizado tanto na musculação como em exercícios aeróbicos.

      Caso tenha mais duvidas poderá enviar sua pergunta para suporte@help-professor.com

      Conheça nosso site: www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  125. Olá, tudo bem. Sou ISF e tenho uma dúvida..
    Posso tomar BCAA por conta? É o seguinte, faço uso da tal "plataforma que vibra", tenho uma em casa não é potente, mas dá resultado quanto firmar meus músculos. Além disso não faço uso dela sempre, pois tenho crises de depressão e não me alimento bem.
    ...

    ResponderEliminar
  126. Olá Isa. Bem vinda. Bem, tomar o BCAA antes dos treinos tem como função aumentar a resistência muscular evitando a fadiga precoce sendo que após o treino seu o objetivo é promover uma recuperação muscular mais rápida e eficaz. tome o mesmo apenas nos dias de treino.

    O mais importante de tudo é manter-se ativa pois a pratica de exercícios promove o aumento da "endorfina".

    A endorfina é o que chamamos de neurotrasmissor, ou seja, é uma substância produzida pelo cérebro através do estímulo de exercícios físicos aeróbicos, que modula dor e estresse.

    Sua liberação através do desporto propicia o aumento da disposição física e mental, dá a sensação de bem-estar, alivia as dores, melhora a resistência física e a tolerância ao esforço físico, melhora o humor etc”.

    Em relação a sua alimentação a mudança dos hábitos alimentares é, sem sombra de dúvida, a maneira mais correcta de controlar o seu peso e saúde. Siga as algumas dicas e truques e vai ver que os resultados vão compensar.

    1) Tente reduzir na quantidade de comida ingerida. Quantas vezes não continuamos a comer depois de estarmos saciados só porque a comida está muito boa? Coma mais devagar mastigando bem os alimentos e apreciando o seu sabor. Desta forma demorará mais tempo a ingerir a comida, digere-a melhor e ficará saciado comendo muito menos.

    2) Controle a ingestão de gorduras. Esta técnica é extremamente eficiente. A gordura engorda muito porque tem mais do dobro das calorias que as proteínas ou os hidratos de carbono (carboidratos). Acostume-se a ler os rótulos dos alimentos quando os compra e escolha os que contêm menos gramas de gordura por cada 100 gramas. Sempre que possa mude para as versões light ou diet dos seus alimentos preferidos. Por exemplo, substitua a maionese normal pela sua versão de dieta.

    Mude, aos poucos, do leite normal para leite semi-desnatado e depois para leite desnatado. Escolha os queijos mais com menos gordura, compre carne pouco gorda e retire os restos visíveis de gordura da mesma antes de cozinhar. Evite os fritos a todo o custo e use pouco azeite ou óleo como tempero.

    Apesar do azeite ser uma gordura saudável engorda tanto como as outras. Consuma-o moderadamente.

    3) Aumente o consumo de vegetais. Especialmente legumes e verduras.

    4) Reduza o consumo de álcool. O álcool tem muitas calorias. Consuma-o com moderação.

    5) Reduza também nos alimentos com muito açúcar como doces e bolos. Substitua o açúcar no café e no chá por adoçante sintético. Substitua os refrigerantes pelas suas versões light.

    6) Mantenha seus treinos! A prática regular de exercício aumenta o seu metabolismo, queima calorias, modera o apetite e ainda o afasta do frigorífico. Além de ajudar a perder peso, o exercício firma os músculos e melhora a aparência. Não é preciso um exercício muito intenso.

    O que vale é a persistência. Depois, há pequenos truques que pode incluir na sua rotina diária como ir pelas escadas em vez de apanhar o elevador, ir a pé ao banco que fica a 500 metros em vez de levar o carro ou não apanhar o metro para fazer uma viagem entre duas estações consecutivas.

    7) Verifique se está a comer porque tem fome ou se come por motivos emocionais. Muitas pessoas comem por motivos emocionais e não por fome. Alguns comem quando estão tristes, outros quando estão solitários, deprimidos ou zangados. Reconhecer essas situações é o primeiro passo para as controlar. De nada serve andar a controlar-se toda a semana para depois estragar tudo e ingerir 3000 calorias quando está zangado com o seu patrão.

    8) Tenha atenção às situações de risco: jantares de amigos, férias, festas, viagens e feriados. Saiba o que fazer para evitar engordar. Tente manter a actividade física habitual. Não precisa de fazer desses dias um sacrifício vendo os outros comer comida saborosa enquanto você fica infeliz a um canto, mas não precisa de sair de lá empanturrado de tanto comer.

    Abraços e cuide-se!!

    ResponderEliminar
  127. Oi, Sou bem abaixo do peso e estou na academia a 3 meses comprei um bcaa plus posso toma-lo junto a outro suplemento rico em calorias? minha intenção é ganhar peso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BCAA - Bem vindo. Sim poderá conciliar o BCAA com outro suplemento.

      Saiba que o BCAA antes do treino com como função aumentar a resistência muscular evitando a fadiga precoce. Após do treino seu maior objetivo é promover uma recuperação mais rápida e eficaz do músculo.

      Conheça nosso site com mais dicas www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  128. Olá,

    Comecei a fazer musculação há uns 2 meses + ou - . No primeiro mês não estava tomando nenhum suplemento. No início do 2º mês meu personal me indicou dois suplementos: 1 hipercalórico chamado "Maciste Vit" e um Whey Protein chamado "Deca Protein". Três semanas após o uso de tais suplementos apresentei uma reação alérgica e várias bolinhas vermelhas surgiram nas minhas costas, nos meus braços e nos meus ombros. Fui em um dermatologista e ele me disse que poderia ser uma reação alérgica provocada por algum aminoácido do suplemento. A reação alérgica pode de fato ter sido provocada por tais suplementos? Já tomei suplementos manipulados e um da Herbalife e nunca tive reações alérgicas. O problema é que como estava tomando os dois suplementos no mesmo período não sei agora qual me deu a alergia. E não tenho intolerância a leite, pelo contrário, tomo muito leite no meu dia a dia. A proteína do leite é diferente quanto a reação alérgica? O que me sugere fazer? Qual seria o suplemento mais indicado que evite reações alérgicas considerando que preciso tomar um Whey Protein associado com um Hipercalórico.

    Aguardo contato! Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PD HJ - Olá. Obrigado pelo seu contato. A casos de reações alérgicas a composição de alguns suplementos sendo que no seu caso o que deves fazer é tomar apenas um para identificar qual esta a provocar alergias.

      O mais seguro e correto é consultar-se com um nutricionista, pois o mesmo poderá ajuda-lo nesta questão com segurança indicando o suplemento mais correto para seus objetivos como também poderá analizar qual substancia poderá estar a causar estas reações.

      Caso tenhas mais duvidas poderá enviar sua pergunta para suporte@help-professor.com

      No nosso site vais encontrar mais dicas - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  129. Olá Prof. Claudio.
    Tenho uma dúvida quanto ao o uso do BCAA. Sou ciclista a 6 anos, modalidade mountainbike, e já me considero um participante dessa categoria já de uma certa performance, apesar da idade de 50 anos e uns poucos kilos a mais do que deveria. Nesses anos de treinos e passeios, por alguns períodos passei a tomar BCAA, e por uma incrivel coincidencia (ou não) nesses periodos meu rendimento cai vertiginosamente, as pernas passam a doer muito e perdem muita força. A recuperação à fadiga muscular é bem lenta, levando mais de 1 semana para um nivel aceitável. Posso afirmar com toda certeza, que sem o devido descanso meu rendimento cai abaixo dos 50%. Costumo ingerir de 2 a 3 capsulas 1 hora antes do treino, e umas 2 capsulas após. Tambem faço uso de malto-dextrina durante o treino. Pode me dar uma ideia do que pode estar acontecendo? Grato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Atecks. Bem vindo! Penso que no seu caso foi mera coincidência, pois o BCAA tem justamente como principal objetivo aumentar a resistência muscular e ajudar na recuperação pós treinos.

      Penso que no seu caso estes sintomas estão relacionados ao "não descanso suficiente". Infelizmente temos que levar em consideração a idade onde pois quantos mais velhos maior é o tempo de recuperação do corpo em um contexto geral.

      Aconselho a rever seu plano de treino. Caso necessite poderei ajuda-lo nesta questão.

      Segue abaixo um artigo sobre o assunto.

      Muito se fala sobre a atividade física, a importância da sua prática, os benefícios que ela traz para nossas capacidades físicas e motoras, além de muitas vezes trazer benefícios para nossa mente e também para nossa vida social.

      Porém, para tudo deve-se ter um controle, uma dosagem, pois tudo que se faz de forma exagerada nem sempre traz um benefício. O descanso é ainda mais importante que o treino, porque sem ele não existe a recuperação dos nossos sistemas que foram depletados, fadigados ou lesionados.

      Constantemente com esse descanso ocorre à adaptação desses sistemas, o que nos promove os benefícios tão falados da atividade física. O que ocorre durante o descanso é que durante o nosso sono, todos os sistemas do organismo diminuem a atividade, porém, o cérebro não para de trabalha e continua enviando mensagens a eles para que iniciem o processo de recuperação.

      A hipófise secreta o GH (hormônio do crescimento) o que promove a recuperação dos tecidos “lesionados” durante a atividade física. O corpo também aumenta a produção das células dos sistemas músculo-esquelético e a produção de células no sistema circulatório e coração para melhor promover essa recuperação.

      Para se compreender melhor, podemos usar um exemplo: O indivíduo praticante de musculação, treina 6 vezes por semana durante 2 horas por treino, possui uma alimentação bem regulada, porém, dorme apenas 4 horas por noite.

      O que acontece nesse caso é que existe um grande volume de treinamento e podendo ocorrer em uma grande intensidade, vai acarretar as conhecidas micro-lesões, o que é bom! Porém se não há tempo suficiente para o descanso, a recuperação, o organismo nunca irá recuperar os 100%.

      Desta forma, o rendimento do indivíduo acaba caído ou se estabilizando, não gerando adaptações e não alcançando o objetivo do aluno. Para piorar a situação, ele pode chegar a um nível de overtraining (supertreinamento) que conseqüentemente poderá levar ao desenvolvimento de lesões graves, além de depressão no sistema nervoso central, diminuindo a atividade cerebral e diminuindo a força do nosso sistema imunológico, ou seja, ficamos mais propensos a doenças, aumentando o nível de estresse físico e psicológico.

      A quantidade ideal de sono vai de cada um, de acordo com oprincípio da individualidade biológica, onde inúmeros fatores poderão contribuir para possuir um maior ou menor descanso. A média ideal de sono é de aproximadamente 6 horas para adultos e 8 horas para adolescentes por estarem na fase de crescimento. Portanto, deve-se ter consciência da importância do descanso entre as sessões de treinamento.

      Não é porque na hora do treino que seu braço fica inchado que você já está forte. Para aqueles que procuram a hipertrofia lembrem-se, você cresce dormindo! Mas de nada adianta dormir e não treinar! E isto se aplica a todas as modalidades praticadas, seja musculação, corrida, natação, ou qualquer outro tipo de modalidade desportiva.

      Abraços e boa recuperação!

      Eliminar
  130. Bom Dia, professor Claudio.
    Gostaria de saber se existe algum suplemento, anabolizante ou remedio que ajude no crescimento. Pois, eu quero muito ser policial e a estatura minima é de 1,70 e eu só tenho 1,65... Já pensei em passar no medico, mas só quero ir depois de saber se tem como crescer mais.
    Nasc: 19/10/1994
    Idade: 17 anos de idade
    Altura: 1,65 m
    Peso: 68 kg
    Meu pai mede: 1,61 m
    Mãe: 1,54 m

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suplemento x Crescimento - Bem vindo! O mais correto e seguro a fazer e consultar um médico especialista, pois o mesmo poderá ajuda-lo de forma segura e se necessário prescrever alguma medicação.

      Pelo que pude observar em relação as medidas dos seus pais o seu caso pode ser genético, mas nada que não impeça algum tipo de tratamento médico.

      Nunca perca sua motivação. Continue a seguir seus instintos e acreditar nos seus sonhos!

      Estou a sua disposição sempre que preciso.

      Abraços e boa sorte!

      Eliminar
  131. Bom dia prof. Claudio, adorei o texto, tenho uma duvida, já tive calculo renal ha 9 anos atras, e retirei com cirgurgia, depois nunca mais tive nada. Li que por ser um aminoácido o BCAA pode causar problemas renais, estou tomando ele a duas semanas, tomo 2 antes do treino e 2 após como me foi indicado, fora isso tomo após tbm whey e glutamina. Será que posso voltar a ter problemas renais? Deveria parar? Gostaria muito de atingir uma boa hipertrofia pois tenho dificulcade para ganhar massa muscular.. Sou mulher e tenho 18 anos.
    Obrigada !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calculo renal x BCAA - Olá! Bem vinda! No seu caso aconselho a consultar um médico para que o mesmo possa avalia-la em relação a tomar o BCAA.

      Não conheço nenhuma contra indicação sobre o BCAA mas no seu caso convém um conselho médico.

      Mantenha a quantidade de 2 cápsulas antes e 2 depois. Em relação ao ganho de massa magra o suplemento mais importante nesta questão é o Whey Protein, sendo que o BCAA tem como função prolongar a resistência muscular e ajudar na recuperação pós-treino.

      Tenha sempre uma orientação de um profissional e nunca realize alterações no seu ciclo de treino sem consentimento do mesmo..

      Conheça nosso site com mais dicas www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  132. Olá prof. Claudio, fiz a pergunta do calculo renal, muito obrigada pela resposta. Otimo trabalho seu, diferente de muitos blogs por ai !!!, beijoss

    ResponderEliminar
  133. Boa tarde professor, tomo BCAA a 2 meses com ele me sinto melhor nos treinos.. mas não consigo estou conseguindo perder peso que é meu principal objetivo. Estou pensando em entrar com Chá verde em capsula, para ver se acelera a queima de gordura e continuar com BCAA para preservar a massa magra. O que acha? Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.. Bem vinda! A maneira mais correta e segura para obter resultados é consultar um profissional da nutrição, pois o mesmo poderá avalia-la e prescrever uma dieta de acordo com seu gasto calórico, melhorando o ganho da massa magra e diminuindo a %da massa gorda.

      Temos que levar em questão não o "qual suplemento devemos consumir" mas também o nível genético e metabólico de cada pessoa, o que acaba por diferenciar entre perder peso a curto prazo ou a longo prazo.

      Estou a sua disposição sempre que preciso

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  134. meu nome é camila, tenho 1,74 de altura e 74 quilos estou malhando a 2 meses e faz 2 dia que começei a tomar bcaa. meu objetivo nao é ganha massa muscular e sim definir tenho muito medo de ficar muito grande ou gorda. fico insegura com o uso do suplemento pos tem gente que diz que é muito bom e vai definir e nao engorda, e outas dizer que eu vou engoda tenho muita duvida.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Camila, bem vinda. fique tranquila pois o BCAA não provoca o aumento da massa gorda e sim auxilia no aumento do ganho da massa muscular (massa magra).

      Em relação ao peso corporal é muito relativo pois poderá tem um aumento do peso devido ao ganho massa muscular. A dica é ter como parâmetro não a balança e sim a medida corporal como por exemplo perceber que sua roupa esta mais larga (calça).

      Outro conparativo é a reavaliação na academia que estará a comparar os resultados de quando iniciou os treinos.

      com certeza poderá esclarecer estas questões com seu professor.

      Caso tenhas mais duvidas estou sempre a disposição

      Conheça nosso site:

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  135. Olá Professor, qual sua marca de BCAA nacional favorita e vc indica?? E bcaa retem liquido? Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BCAA - Olá, bom dia! Recomendo a marca Gold Nutrition. Em relação a retenção liquida fique tranquilo pois o BCAA não tem nenhuma contra indicação.

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  136. qual o melhor suplemento para ganhar massa rapidamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo! Recomendo a proteína isolada. Sua função é ter um processo de absorção mais rápido pelo organismo.Deve ser consumida logo após os treinos. Conciliar com o BCAA também é uma boa dica.

      Estou a sua disposição

      Abraços

      Eliminar
  137. Olááá´´a
    estou amamentando, meu bb ta com 9 meses, começei a malhar agora eu posso tomar bcaa?

    Qula outra coisa que eu possa tomar pra ganhar massa ?

    ResponderEliminar
  138. Olá, bem vinda. O mais correto e seguro é consultar seu médico em relação a esta questão.

    Caso tenhas mais duvidas estou a disposição

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    Abraços

    ResponderEliminar
  139. Qual melhor suplemento na sua opiniao para ganho de massa conciliado ao BCAA PLUS ?
    Parabens pelo blog!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BCAA Plus + Proteina: Bom dia. Aconselho a tomar com o BCAA combinado com o Whey Protein logo após o treino.

      Deixo claro que é apenas uma sugestão pois cada pessoa reage de uma forma. Sendo assim fale com seu professor para mais orientações pois é o mesmo que conhece pessoalmente.

      Mais dicas no nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  140. Posso ingerir algum ''pack'' de ganho de peso junto ao bcaa mais (albumina, hipercalorico ou whey)? Qual seria a combinação ideal? sendo, que ja tenho o bcaa! da pra conciliar os 3?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pack - Bom dia. Bem vindo! A combinação ideal entre os suplementos vai depender de alguns fatores como , quantidade de treinos semanais, horários dos treinos, nível de intensidade, alimentação, metabolismo e genética.

      Sendo assim aconselho a consultar-se como um nutricionista desportivo pois através de uma avaliação o mesmo poderá fazer a combinação perfeito promovendo um resultado seguro, com qualidade e a curto e médio prazo.

      Conheça nosso site com mais dicas www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  141. Olá professor bom dia me chamo priscila,eu comecei minha dieta em junho e até agora perdi 15 kg,mas falta perder 10 kg ainda,e estou fazendo musculação a 2 meses,e ontem comecei a tomar termogênico,gostaria de saber se eu posso tomar bcaa tb?e se vai interferir no meu emagrecimento.
    bj e obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Priscila, bem vinda. Não a problema conciliar o BCAA na sua suplementação. Sua função além de auxiliar na ganho da massa muscular ajuda também e aumentar a resistência e a melhor recuperação pós- treino.

      Não existe nenhuma contra indicação e não estará a prejudica-la em sua dieta. Lembre-se que nem sempre o aumento do peso corporal esta relacionado ao massa gorda, ou seja, poderá ter ganho de peso (musculos) e perda de gordura. A certos casos que o parâmetro não é a balança mas sim notar que suas roupas estão a ficar mais folgadas.

      Mais dicas em nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Estou a sua disposição

      Eliminar
  142. Professor> primeiramente feliz dia dos professores;;< eu esto querendo compra bcaa tenho 2 meses de treino e estou com um pouco de medo de toma minha jenetica e boa estou ficando forte sem toma nada e eu jogo bola em um time e tambem tenho medo de fica pessado e sem velossidade eu vo perde minha agilidade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Thiago. Obrigado. Bem vindo ao HP. Já que tens uma ótima genetíca e estas satisfeito mesmo sem o uso de suplementos a dica é consumir o BCAA apenas após os treinos pois o mesmo estará a ajuda-lo na recuperação muscular.

      Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas.

      Conheça nosso site. Vai encontrar mais dicas - www.help-professor.com

      Abraços e uma ótima semana de treinos!

      Eliminar
  143. Estou tomando Bcaa junto a um m-stane que é pro hormonal sou mulher preciso fazer TPC depois do uso deste pro hormonal? Pra que serve a TPC? Os resultados estão sendo maravilhosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Claudia. O TCP tem como principal função promover o ganho da massa magra. Ele tem uma vantagem em relação a outros com o mesmo objetivo "Não provoca a retenção de líquidos promovendo uma melhor definição muscular"

      Mais dicas em nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos

      Eliminar
  144. Tatiane

    Olá Bom dia!!

    Gostaria de saber se o uso de Bcaa pode ter aumento de peso e se posso tomar ele se eu estiver tomando algum termogênico.
    malho a 8 meses mas nesses últimos meses estou focando nos exercícios aeróbico para perda de peso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Taty. Bem vinda. Poderá tomar o BCAA com o termogenico sem problemas. Em relação ao aumento do peso fique tranquila o objetivo do BCAA é evitar a perda da massa magra auxiliando no ganho da mesma, mas nada que possa ter um ganho de peso ao ponto de prejudica-la em seus objetivos.

      Mais dicas em nosso site: www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  145. Boa Tarde Claudio. Tenho 57kg, treino faz alguns meses e tô querendo complementar minha alimentação com Whey protein da optimun (que pelas minhas pesquisas,matéria prima importada é a mais confiavel) pois fico perdida sem saber como me alimentar antes e pós treino.
    Minha duvida é: quantas vezes devo tomar o Whey por dia e se tem necessidade de comprar tbém o BCAA já que o Whey da Optimum é rico em BCAA's 5,5g por dose?? Obrigada! Meline*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Milene. Bem vinda ao HP! Poderá consumir o Whey Protein logo a seguir aos treinos. Sugiro comprar o BCAA apenas para toma-lo antes dos treinos pois o mesmo promove o aumento da resistência muscular.

      Após os treinos não será necessário tomar o BCAA pois a quantidade de 5,5g ja existente no W. Protein é o suficiente.

      Lembre-se que cada pessoa reage de uma forma a cada método de treino como também na questão suplementos.

      Nada mais correto consultar um nutricionista desportivo para ajuda-la nesta questão, pois o mesmo estará a avalia-la e orienta-la ao suplemento mais adequado aos seus objetivos

      Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

      Mais dicas em nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  146. Olá.. Ficamos felizes em poder ajuda-la pois é esse nosso principal objetivo!

    Estaremos sempre a sua disposição

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  147. brother urinar escuro pode ser um sinal de exesso de bcaa? tenho 16 anos e tomo 2 cápsulas por dia (700 mg cada)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Obrigado pelo seu contato. O BCAA não causa urina escura.. A causa poderá por vários motivos como a falta de hidratação e o consumo de alguns alimentos.

      Faça um teste e passe o dia a beber mais água e veja o resultado no final do dia.. Provavelmente sua urina estará mais clara. A quantidade de BCAA que esta a ingerir esta dentro da média.

      Caso tenha mais duvidas estou a disposição

      Mais dicas em nosso site - www.help-professor.com

      Abraços

      Eliminar
  148. Treino de noite, às 21:00hrs, posso tomar o hipercalórico como pós-treino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hipercalórico: Bem vindo! Na minha opinião aconselho um outro suplemento pós treino como o Whey Protein, pois o hipercalórico no seu caso poderá causar o ganho de massa gorda devido ao seu grande nível calórico. Poderá consumi-lo no decorrer do dia caso realmente haja necessário.

      Apesar das minhas orientações lembre-se que cada pessoa reage de uma forma aos suplementos como também aos treinos pois tudo vai depender de certos fatores como genética, metabolismo, dentre outros.

      O mais correto e seguro é consultar um nutricionista pois o mesmo estará a avalia-lo e orienta-lo no qual suplemento será indicado para o seu perfil como também a melhor forma de consumi-lo.

      Estou a disposição em caso de mais duvidas

      Estará a encontrar mais dicas em nosso site - www.help-professor.om

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  149. Boa tarde Prof.
    estou treinando a 1 mês e a 2 dias passei a usar o BCAA, 2 antes e 1 depois do treino. Não sei se é coincidência mas desde ontem não estou aguentando de dores musculares, mas mantive o mesmo treino. Pode ser algum efeito do BCAA. Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BCAA - Olá. Bem vindo. Acredito que seja uma coincidencia pois as dores não estão devem estar sendo causadas pelo BCAA pois o mesmo não tem nenhuma contra indicação. Poderá fazer um testo interrompendo o BCAA por um período. Caso as dores continuem fale com seu professor para rever seu treino.

      Aproposito, seu treino foi alterado no mesmo período que inicio o consumo do BCAA?

      Estará a encontrar mais dicas no nosso site - www.help-professor.com

      Estou a sua disposição

      Abraços e bons treinos

      Eliminar
  150. bom dia, sou alice, tenho 17 anos e gostaria de saber se faz mal tomar bcaa, meu professor disse que ainda é sedo, ele disse que pra mim faria mal tomar bcaa, pois meu corpo nao iria mais produzir sozinho as substancias que dão o aumento da massa muscular, ele falo que por eu ser nova ainda tenho capacidade de ganhar massa muscular rapido,, tenho 1 m e 60 cm,, magra...
    é mais ou menos isso.. espero que me tire esse duvida.. pois to com receio de tomar bcaa,
    abrigada,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice. Bem vinda! Seu professor tem razão. Ainda é muito cedo para o uso do BCAA ou qualquer tipo de suplemento.

      Mantenha-se disciplinada aos seus treinos e continue a seguir as orientações do seu professor assim terá bons resultados com qualidade e segurança :)

      Conheça nosso site. Lá estará a encontrar mais dicas - www.help-professor.com

      Estou a sua disposição sempre que precisar.

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  151. Boa tarde, sou Amaro tenho 31 anos. Eu normalmente treino as 10hs. posso beber a outra 5gr, logo apos o treino que acabar as 12hs, ou bebo de noite? digo isso pelo motivo de logo que acabo o treino esta na hora do almoço. Obrigado!

    ResponderEliminar
  152. Olá Amaro. Peço desculpas mas não entendo de qual suplemento esta a mencionar. Fico no aguardo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  153. Boa tarde professor!

    Já livários artigos aconselhando que a creatina deve ser tomada no pós-treino, porém eu vi que você indicou aqui, que ela deve ser consumida no pré-treino.
    Gostaria de saber o porquê que você recomenda desta forma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiano... tomar a creatina antes do treino tem como objetivo aumentar sua força e resistência muscular, mas como a mesmatem uma obsorção lenta aconselho a toma-la 1h antes do treino.

      Faça a experiência de toma-la apenas antes dos treinos no período de uma semana a 10 dias e veja os resultados.

      Caso tenhas mais duvidas envie sua questão para suporte@help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  154. BOA TARDE PROFESSOR!!ME CHAMO LUCIENE, SOU MÃE E ESTOU MUITO PREOCUPADA E É CVLARO NÃO ADIANTA EU PERGUNTAR PARA MEU FILHO QUE NÃO DIRIA A VERDADE, MAIS MEU FILHO TEM 20 ANOS E FAZ ACEMIA TODOS OS DIAS E TREINA TODOS OS DIA É JOGAR DE FUTEBOL, GOSTARIA DE SABER SE O QUE ELE ESTA TOMANDO PODE FAZER MAL PARA A SAUDE DELE, ELE TOMA BCAA+ TYERMOGENICO 420MG + SUPRIMENTO EM PÓ, GOSTRIA DE SABER SE ELE PODE ESTAR TOMANDO OS 3 PRODUTOS TUDO JUNTO SE ISSO NÃO VAI PREJUDICAR ELE, TODOS OS 3 ELE TOMA 2 VEZES AO DIA, OBRIGADA E FICO NO AGUARDO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luciene. Bem vinda! Tomar os 3 suplementos juntos não à problema a questão é que devido a pouca idade não aconselho a usar suplementos o mais correto é manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes que supram seu gasto energético diário.

      Para isso ideal é leva-lo em um nutricionista pois o mesmo estará a explicar com detalhes os motivos, como também propor uma dieta de acordo com as suas necessidades..

      Caso tenhas mais duvidas poderá enviar sua questão para suporte@help-professor.com

      Estou a sua disposição

      Abraços

      Eliminar