quarta-feira, 2 de Abril de 2014

Estiramento muscular

Texto em português do (Brasil)
Fonte: www.o2porminuto.com.brSaiba mais sobre o diagnóstico e o tratamento desta lesão, que vem crescendo entre os praticantes da corrida
O estiramento muscular é uma lesão indireta que se caracteriza pelo “alongamento” das fibras além dos limites normais, também chamados de fisiológicos. Está entre as lesões mais frequentes nos esportes e modifica significativamente os hábitos de treinamento e competição dos praticantes.

Existem grupos musculares mais propensos a este tipo de lesão, como os músculos posteriores da coxa, os músculos da panturrilha, musculatura interna da coxa e o músculo anterior da coxa. Estudos indicam a junção músculo-tendão ou a região distal do ventre muscular como o principal local da lesão, porém, qualquer ponto ao longo do músculo é suscetível à lesão.

A história de quem sofre esta contusão é marcada por uma dor súbita durante a realização de um movimento esportivo e algumas vezes acompanhado de uma sensação de estalido. A intensidade da dor é variável e geralmente provoca desequilíbrio e interrupção do movimento.

A classificação dos estiramentos tem importância no diagnóstico, já que identifica e quantifica a área lesada do músculo, os fenômenos concomitantes, a gravidade, os critérios de tratamento, o tempo de afastamento do esporte e a previsão de sequelas.

Podemos classificar os estiramentos de acordo com as dimensões da lesão em:

Grau I – é o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares (lesão < 5% do músculo). A dor é localizada em um ponto específico, surge durante a contração muscular contra-resistência e pode ser ausente no repouso. O edema pode estar presente, mas, geralmente, não é notado no exame físico. Ocorrem danos estruturais mínimos, a hemorragia é pequena, a resolução é rápida e a limitação funcional é leve. Apresenta bom prognóstico e a restauração das fibras é relativamente rápida.

Grau II - O número de fibras lesionadas e a gravidade da lesão são maiores (lesão > 5% e < 50% do músculo). São encontrados os mesmos achados da lesão de primeiro grau, porém, com maior intensidade. Acompanha-se de: dor, moderada hemorragia, processo inflamatório local mais exuberante e diminuição maior da função. A resolução é mais lenta.

Grau III - Esta lesão geralmente ocorre desencadeando uma ruptura completa do músculo ou de grande parte dele (lesão > 50% do músculo), resultando em uma importante perda da função com a presença de um defeito palpável. A dor pode variar de moderada a muito intensa, provocada pela contração muscular passiva. O edema e a hemorragia são grandes. Dependendo da localização do músculo lesionado em relação à pele adjacente, o edema, a equimose e o hematoma podem ser visíveis, localizando-se geralmente em uma posição distal à lesão devido à força da gravidade que desloca o volume de sangue produzido em decorrência da lesão. O defeito muscular pode ser palpável e visível.

O diagnóstico deve abranger uma história e exames clínicos adequados. O exame clínico está baseado na queixas de dores localizadas, dores à contração isométrica e ao apalpamento. O exame da ultra-sonografia complementa o diagnóstico. O diagnóstico precoce, assim como a prescrição de tratamentos específicos são importantes na abordagem dos estiramentos. Um atleta, exposto a qualquer negligência de diagnóstico, certamente aumentará seu período de reabilitação e retardará seu retorno às atividades habituais de competição.

Os fatores predisponentes aos estiramentos são: deficiências de flexibilidade, desequilíbrios de força entre músculos de ações opostas (agonistas e antagonistas), lesões musculares pregressas, distúrbios nutricionais e hormonais, infecções, fatores relacionados ao treinamento, incoordenação de movimentos, técnica incorreta, sobrecarga e fadiga muscular, postura na corrida, discrepância de comprimento de membros inferiores, diminuição da amplitude de movimento. Porém é a contração rápida e explosiva, que fundamentalmente, proporciona o surgimento da lesão.

Os fatores de produção da lesão são diversos e é importante saber detalhes da história clínica e do mecanismo da lesão: o estado de condicionamento físico do atleta, se sofreu a lesão no início ou no final da competição, como foi feito o aquecimento, condições climáticas e o estado de equilíbrio emocional, se o atleta lesionado foi muito exigido na competição.

Após tratamento inicial na fase aguda da lesão, com gelo, repouso, elevação, uso de antiinflamatórios, prescritos por um profissional médico, ultra-som pulsátil, microcorrentes e laser, inicia-se a recuperação do movimento ativo, com carga que não produza dor. A inclusão dos exercícios de alongamentos é fundamental na recuperação da lesão.

Após esta sequência, utiliza-se os exercícios de recuperação funcional que têm como objetivo retornar o atleta ao nível de atividade antes da lesão, restaurando a estabilidade funcional e os padrões de movimentos específicos para o esporte, minimizando o risco de nova lesão.

A evolução do tratamento deve obedecer a uma avaliação diária da dor, amplitude do movimento, força muscular e a sensação subjetiva do paciente. Nas atividades esportivas, existe uma permanente preocupação com o atleta de alto nível, no cumprimento do planejamento de treinamento e na manutenção do estado atlético. Negligenciar o tratamento leva frequentemente a recidivas, com novas lesões no mesmo músculo e que podem resultar sequelas e longos períodos de afastamento do esporte. 


Faça sua pergunta ou comentário no link abaixo "Comentários".

86 comentários:

  1. Boa Noite,

    tive um estiramento de grau I na coxa esquerda no quadriceps, ( Reto ) a 20 dias, nos 10 primeiros dias, mantive repouso total, nos outro 10 dias começei a fazer exercícios para o musculo, atualmente não sinto nada, e nem quando aumento a carga sinto, será que já estou apto a voltar a jogar futebol?

    ResponderEliminar
  2. Olá.. Seja bem vindo. Antes de responder a sua questão quero dizer que fizeste o correto em manter-se em repouso por 10 dias.

    Se até o momento esta a não sentir dores já é um ótimo sinal, mas mesmo assim musculo poderá não estar 100% recuperado. A questão é que ainda não voltou a jogar futebol, certo?! onde os estímulos musculares são mais intensos e específicos em relação ao musculo lesionado. Sendo assim aconselho a tomar muito cuidado e ficar atento aos sinais do seu corpo.

    O estiramento é uma lesão traiçoeira pois as vezes pensamos que estamos recuperados e voltamos aos treinos com a mesma intensidade causando um estiramento ainda maior.

    Dica: Faça um leve aquecimento como por exemplo 10 minutos de trote e depois alongue e inicie com cuidado.

    Estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Prof. Claudio, qual é o melhor tratamento para o estiramento muscular? Desde já muito obrigado.

    ResponderEliminar
  4. bom dia tive um estiramento na coxa da perna direita atras.eu corro não Doi faço qualquer coisa,mas quando chuto forte doi. tenho um jogo dia 30/09 como faço para parar de doer assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ESTIRAMENTO - Boa tarde. O estiramento é um tipo de lesão que temos que ter muito cuidado para evitar o rompimento total do músculo.. No seu caso sugiro respeitar os sinais do seu corpo e manter-se a descansar e evitar atividades bruscas como o futebol.

      Mais vale perder um jogo do que se lesionar seriamente. Considero este tipo de lesão trasoeira pois na maioria das vezes sentimos a sensação de estarmos 100% recuperados o que nem sempre acontece. Dependendo do grau da lesão (como descrito no artigo acima) sua recuperação é de moderado a longo prazo.

      Sendo assim a dica é manter-se em descanso por alguns dias e voltar as atividade com muito cuidado observando os sinais do seu corpo.

      caso continue com duvidas poderá enviar sua pergunta sempre que preciso para suporte@help-professor.com

      Mais dicas em nosso site www-help-professor.com

      Abraços e votos de uma ótima recuperação!!!

      Eliminar
    2. Boa noite doutor.

      tive um desligamento na minha coxa direita então ficava doendo ai esperei 30 dias ,mas não sentia dor dai fui jogar futebol e acabei com a mesma dor de novo, estou agora com mais de 1 mês e meio e não doi como eu sei que posso voltar ao futebol?

      Eliminar
  5. Opa amigo!
    Tenho 30 aos e corro ja fazem 10 anos. Maratonas, meia, 10K, etc. Nunca tinha tido absolutamente nenhuma lesão muscular. No domingo passado, 30/09, corrí uma corrida de 10k. Na altura do km 7 sentí algo diferente na panturrilha direita. Como também nunca tive cãimbra e as pessoas falam que dá uma fisgada achei que era isso. Parei e alonguei a perna. Voltei a correr, mas com dor. No km 9 sentí um "plec" na panturrilha, uma dor mais aguda, e ai meu camarada, ja era... fui me arrastando até o final. Imediatamente coloquei gelo. Doía bastante, mas não era uma dor absurda, mas me impedía de ficar sob a ponta do pé direito, impossível fazer o movimento. Fui em um médico no próprio domingo, o mesmo fez uns testes e diagnosticou "estiramento leve" (meu comentário: se esta é a dor do leve, tenho muita pena de quem teve o agudo). Me receitou Tandrilax e não achou necessário a me dar um atestado de repouso. Ele disse que poderia ficar uma marca roxa no dia seguinte. Apareceu mas tá bem leve. Desde então tenho colocado gelo, tomado o antiinflamatório e deixo o local comprimido. Ainda caminho com dor. Qual o tempo médio de recuperação para este caso?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Olá Felipe.. Sinto muito pela sua lesão. O objetivo da reabilitação é que o retorno aos seus treinos aconteça o mais rápido e seguramente possível. Se o retorno for precoce, existe a possibilidade de piora da lesão, ou até um rompimento total do musculo que poderia levar a um dano permanente.

    Como cada indivíduo é diferente do outro, a velocidade de recuperação também é. Por isso, o retorno aos treinos será determinado pela recuperação dos músculos da panturrilha, não existindo um protocolo ou um tempo exato para que isto aconteça.

    nunca se esqueça que a dor por menor que seja é uma maneira do seu corpo falar contigo avisando que esta algo de errado. O difícil é termos a consciência de interromper uma prova por esse motivo.

    Esta lesão também pode ter sido causada pela falta ou pouco descanso entre os treino. Sugiro rever seu ciclo de treinamento.

    Uma maneira de perceber se ainda não esta 100% recuperado é realizar com muito cuidado os testes abaixo

    • Possuir total alcance de movimento da perna lesionada, em comparação a não lesionada.
    • Possuir total força da perna lesionada em comparação a não lesionada.
    • Correr em linha reta, sem sentir dor ou mancar.
    • Correr, desenhando no chão um 8 de 18 metros, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade.
    • Fazer viradas a 90º, inicialmente a meia velocidade

    Lembre-se! Nada adianta se não teres paciência de disciplina. O repouso é importantíssimo para uma boa recuperação sem causar sequelas. "Mais vale recuar alguns passos para que possas ir mais longe no futuro"

    Conheça nosso site - www.help-professor.com

    Abraços e votos de melhoras!

    ResponderEliminar
  7. tenho uma marca roxa no meu braço devidoe stiramento qt tempo ela vai sair????

    ResponderEliminar
  8. Olá. Bem vindo. Bem, tudo vai depender do grau do estiramento.. Poderá levar alguns dias como semanas, mas é questão de tempo.. O importante é o cuidado ao voltar aos treinos.

    Estou a disposição

    Abraços e boa recuperação

    ResponderEliminar
  9. boa noite estiramento e ruptura é a mesma coisa .
    fiz uma ultrassonografia e disse que to com uma ruptura parcial do tendão supra-espinhal esquerdo e um raio x no raio x o médico disse que era um estiramento sera que vc pode tira ninha duvida verônica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que tenho lido sobre o assunto, estiramento e ruptura são coisas diferentes. No estiramento há graus de 1 a 3. O tercerio grau é o pior de todos e ocorre a ruptura que deverá ser tratada com intervenção cirúrgica para religar as fibras rompidas. No estiramento pode haver pequenas rupturas mas são bem pequenas e podem se regenerar com repouso. Não sou especialista no assunto. Mas li sobre isso em alguns SITES e o médico que me atendeu também explicou isso. Melhoras, William.

      Eliminar
  10. Parabéns por se dedicar a ajudar outras pessoas. Já pratiquei corrida e ciclismo. Nas últimas décadas me tornei sedentário. Tenho 47 anos. Fui atravessar a rua e ao dar um pouco mais de força na perna direita (não para correr, mas para andar mais rápido) senti uma dor extrema na panturrilha que me impossibilitou de caminhar dando passos com essa perna. Andei apoiando o calcanhar e mancando. Passei 4 dias colocando gelo. No quinto dia fui ao ortopedista que imobilizou minha perna e receitou Celebra 200mg (antinflamatório). Eu me lembei que há mais de 8 anos eu já tive estiramento nesta mesma panturrilha. Vocês falam de repouso total e eu não entendo. Preciso levantar da cama para ir ao banheiro, ir a cozinha quando estou sozinho, e até tomar banho. Nestes momentos sinto dor na panturrilha e vejo que o pé fica roxo. Só melhora quando deito na cama e coloco o pé sobre dois travesseiros. Prgunto: essas breves saídas da cama com muletas compromentem minha recuperação? Não é estranho ter acontecido isso sem que eu estivesse forçando demais a panturrilha? Quais as sequelas possíveis e o que devo fazer para não ter um tereceiro estiramento nessa mesma perna? Obrigado, William

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Willian. Bem vindo. É difícil dizer com exatidão o que pode ter acontecido sem ao menos avalia-lo. Acredito que possa ter sido sequelas da lesão que teve a tempos atrás.

      Sei que não é fácil mantermos em repouso mas evite ao máximo estimular essa região. Por ser um músculo que estamos a estimula-lo a todo momento todo cuidado é pouco..

      Como não podermos estar em repouso completo esta lesão acaba por ter uma recuperação a médio prazo.

      Mantenha os cuidados e as orientações médicas e é claro muita paciência. Logo estará recuperado.

      Grande abraço e votos de melhoras!

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Eliminar
  11. Obrigado, Professor. O senhor acha possível eu fazer algum tipo de prevenção (exercício específico) para evitar que isso ocorra outra vez no futuro? Por exemplo: se eu fortalecer a panturrilha com algum tipo de exercício ou alongamentos diários, isso seria evitável? Obrigado, William

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Willian. Antes de tudo tens que se recuperar 100% pois qualquer estimulo mesmo sendo exercícios especificos para fortalecimento poderá piorar ainda mais sua lesão.

      Lembre-se qu o alongamento também é muito importante depois que estiver recuparado.

      Para que eu posso ajuda-la em relação aos exercícios peço que envie-me seu email assim que possivel.

      Aproposito, ja esta melhor da lesão?

      Abraços

      Eliminar
  12. Olá professor Cláudio!
    Meu nome é Victor Hugo!
    Sou atleta e tive uma lesão grau 1 no adutor e quero saber quando posso comecar a fazer fisioterapia, que no caso, será eletroestimulacao!

    Abracos!

    ResponderEliminar
  13. Olá professor Cláudio!
    estou com um estiramento Grau II(ultra som) na parte interna da coxa direita. Minha preocupação é que contraio com dor e ja faz um mês. Fiz 10 sessões de fisioteraia e além da dor existe um edema bem rígido no local em relação a perna esquerda. Afinal eu devo além do repouso colocar àgua morna ou gelo? Obrigado pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Bem vindo! Infelizmente lesões nesta região levam mais tempo a recuperar-se. Em relação a água morna ou gelo deverá consultar com seu fisioterapeuta sobre esta questão pois é ele que está a acompanha-lo sabendo qual será a melhor opção neste caso

      Como ainda sente dores após 10 seções aconselho a retornar ao médico para que o mesmo possa avalia-lo e caso necessário orienta-lo a mais seções de fisioterapia.

      Lembre-se que para ter uma recuperação de 100% tens que ter disciplina as seções de fisio e muita paciência pois não podes correr o risco de ficar com sequelas.

      Estou a sua disposição

      Mais dicas no nosso site: www.help-professor.com

      Votos de uma boa recuperação!

      Eliminar
  14. gostaria de saber qual o tempo necesario deve-se ficar em um extiramento de grau um e grau dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maricio. Bem vindo! Esta questão é muito relativa.. Vai depender de muitos fatores como idade, genética, repouso, tratamento, dentre outros.

      O mais correto e seguro é consultar-se com um médico para ver através de alguns exames como esta a sua lesão e proceder ao tratamento mais adequado para que possas voltar o mais rápido a ativa e 100% recuperado.

      Estou a sua disposição mais mais duvidas. Poderá enviar sua pergunta para suporte@help-professor.com

      Abraços e votos de uma boa recuperação

      Eliminar
  15. Olá professor, desde já, agradeço por sua atenção. Há trinta dia senti uma dor abaixo da pantorrilha, como se fosse uma pedrada, doeu muito, fui ao médico tratei com antiflamatório e bastante gelo, repouso, mas hoje dei uma corrida e senti de novo. Será que a lesão é maior que imagino? posso tomar outros antiflamatórios? estou preocupado me dá uma orienteção, obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Bem vindo. Pelo seu relato acredito que seja o "Tendão de Aquiles". É uma lesão que requer cuidado para que não haja o rompimento do mesmo.

      Vale lembrar o o anti-inflamatório não resolve o problema.. pelo contrario acaba apenas por mascarar a lesão pois o mesmo ajuda na inflamação e não na cura.

      Sendo assim é ai que se encontra o perigo pois como estamos com menos dor acabamos por voltar aos treinos pensando que estamos ja recuperados e consequentemente a voltar a sentir dores.

      O mais correto e seguro é consultar-se com um médico para realizar alguns exames e verificar o que esta a acontecer e a seguir fazer o tratamento adequado para que assim possas recuperar-se 100% e sem sequelas.

      Em nosso link sobre "Fisioterapia" existe um artigo sobre "Lesão no tendão de Aquiles".

      Caso tenha mais duvidas poderá enviar sua pergunta para suporte@help-professor.com

      Abraços e votos de uma ótima recuperação

      Eliminar
  16. Bom dia prof. Ontem tive um estiramento da coxa direita(atras) quando treinava a corrida de 50m em 7sec. Doeu moderadamente e logo apos fiz alguns alogamentos. Caminhei ainda uns 2km ate minha casa, porém doia um pouco. Colequei "Salompas" em cima da lesão causando um alivio e a noite coloquei gelo. Minha preocupação é que no 22/01/2013 tenho um teste fisico na PMSP e tenho que estar apto.
    O que o SR. recomenda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Felipe. Bem vindo! Recomendo consultar-se com um médio para que possas de fato saber o grau de lesão pois assim seu médico poderá orienta-lo da melhor forma e ajuda-lo a se recuperar o mais rápido possível para o seu teste.

      Caso tenhas mais duvidas poderá enviar sua pergunta para suporte@help-professor.com

      Abraços e votos de melhoras

      Eliminar
  17. Boa noite, foi-me diagnosticado uma ruptura muscular com 5 cm de comprimento. O que devo fazer? Obrigada e agradecia resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Bem vinda! O mais correto e seguro é consultar-se com um medico para que o mesmo possa trata-la da melhor forma. Acredito que será orientada a fazer algumas sessões de fisioterapia, mas tudo vai depender dois exames e orientação médica.

      Infelizmente o essa lesão muscular é até certo ponto traiçoeira pois mesmo que não sentimos mais dor ela poderá ainda existir. Sendo assim o acompanhamento médico é muito importante.

      Caso tenhas mais duvidas poderá enviar sua pergunta para suporte@help-professor.com

      Eliminar
  18. Boa Noite Doutor. Depois que operei meu joelho em agosto de 2011, tenho tido constanets lesões jusculares. Faz muito tempo já. O que tem acontecido, uma vez que sempre alongo, faço pilates, musculação e mantenho um bom ritmo de atividades físicas. Tem algum medicamento que pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  19. Olá. Bem vindo! Este é um problema que poderá estar sendo causado por vários motivos como por exemplo o "treino não adequado".

    Lembre-se que após uma pausa aos treinos tens que retornar com calma e cuidado realizando uma fase inicial de adaptação. O objetivo desta fase é justamente evitar futuras lesões.

    O mais seguro é consultar seu médico para que o mesmo possa ajuda.lo nesta questão com segurança evitando assim mais complicações.

    Caso tenha mais duvidas envie sua pergunta para suporte@help-professor.com

    Abraços e votos de melhoras

    ResponderEliminar
  20. Olá Prof. eu sou a Daniela e jogo futsal 1x por semana, uns 5 anos ou mais, com meus amigos, há duas semanas estava começando o jogo e senti uma dor muito forte na panturrilha bem na hora em que eu iria "puxar" o contra-ataque deu aquele estalo e ñ consegui nem caminhar mais, sentindo muita dor, fiz gelo e tomei "por conta própria" tanderalgin, por uns 4 dias, mais na semana seguinte ao ocorrido comecei a perceber um roxeado na panturrilha e quando ando muito tempo cansa, dói, gostaria de saber se isso pode afetar no meu trabalho pois irei voltar de férias nessa semana e trabalho em pé o dia todo, e se é grave ja que esta roxo? Obrigada pela atenção bjs Dani

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela. Bem vinda. Bem, acredito que tenha tido um estiramento de grau avançado . A cor roxa é o sangramento das fibras musculares que se romperam.

      Aconselho a não praticar nenhuma actividade sem antes ir ao médico pois poderá piorar ainda mais a lesão. Costumo dizer que este tipo de lesão é "traiçoeira" pois a dor costuma desaparecer depois de alguns dias mas a lesão ainda existe.

      Na maioria dos casos a pessoa volta a praticar o desporto e só ai percebe que a lesão ainda existe correndo o risco de agravar a lesão.

      Mas fique tranquila com um tratamento adequado, paciência e disciplina a recuperação estará 100% em breve recuperada!

      Caso tenhas mais duvidas estou disponível a pronta resposta através do mail suporte@help-professor.com

      Abraços e uma óptima recuperação

      Eliminar
  21. Olá Professor, sou o Anderson, eu tive um problema de estiramento II, não tenho certeza em exato entre II ou até mesmo III. Na prática do futebol depois de um chute eu tive o estiramento na cocha direita, mesmo assim depois de tratar com gelo, Gelol, e antiflamatório, acabei voltando a jogar com 1 semana novamente, onde senti dores e retardei a recuperação, passei no médico me receitando antiflamatório gelo e respouso novamente.
    Já se passam 2 meses, estou 3 semanas cuidando com repouso e gelo,sem a prática de 'esporte'(ando de bicicleta as vezes), a minha dúvida é que surgiu uma 'bola' no local do estiramento, estou preocupado não sei se isso é normal para recuperação, peço lhe ajuda a desvendar o meu caso, o médico me deu 1 mês de recuperação.

    Muito Grato Professor.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bem vindo. Infelizmente o estiramento muscular exige uma recuperação cuidadosa e a media a longo prazo.

      costumo dizer que este tipo de lesão é "traiçoeira" pois a dor costuma adesaparecer depois de alguns dias mas a lesão ainda existe.

      Na maioria dos casos a pessoa volta a praticar o desporto e só ai percebe que a lesão ainda existe correndo o risco de aumentar o estiramento ainda mais.

      Essa "Bola" que mencionou é a má recuperação (regeneração) das fibras musculares por não ter dado o descanso necessário para a recuperaçã das mesmas.

      O mais correcto é realizar um exame para verificar com o nível de estiramento e o estado das fibras musculares devido a má regeneração e a seguir realizar um tratamento adequado, ou seja, fisioterapia.

      "Paciência e disciplina na recuperação é o mais importante".

      Caso tenha mais duvidas estou disponível para pronta resposta através do mail suporte@help-professor.com

      Abraços e votos de uma óptima recuperação

      Eliminar
  22. Ola me chamo SInthia, estou na academia ja tem uns 3 meses indo 2 vezes por semana e somente exercicio localizado, comecei a fazer caminhada no começo do ano, minha panturrilha começou a doer muito, o que pode ser????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sinthia. Bem vinda. Bem, é difícil diagnosticar a distancia mas poderá ser o tênis que esta a utilizar nas caminhadas, ou seja, tens que ser um calçado próprio para a absorção do impacto e estabilidade. O ideal é utilizar um tênis para corrida

      Caso já utilize um tênis adequado e as dores manten-se aconselho a consultar um médico para diagnosticar o que tens e se necessários realizar alguns exercícios para fortalecimento que serão aconselhados pelo médico ou fisioterapeuta.

      Caso tenha mais duvidas estou disponível no email suporte@help-professor.com

      Abraços e votos de melhoras

      Eliminar
  23. Ola professor.
    Ah um mes tive um estiramento no pe na parte de cima do pe na dobra fiquei com o pe preso estiquei demais e pronto fiz um estiramento.
    Ja me sinto mais ou menos para voltar aos treinos mas gostava que me dissese alguns exercicios que posso fazer em casa para fortalecer e ajudar na recuperacao antes de voltar aos treinos.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  24. Olá. Bem vinda! O mais correcto e seguir é recuperar 100% para depois sim realizar exercícios para fortalecimento e prevenção de novas lesões.

    Quem poderá orienta-la na questão "recuperação" será um fisioterapeuta pois o mesmo estará a orienta-la com segurança a praticar exercícios específicos executados por ele mesmo para a recuperação sem riscos de lesionar-se.

    Caso tenhas mais duvidas poderá enviar sua pergunta para suporte@help-professor.com

    Abraços e votos de uma óptima recuperação

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde!
    Como deve ser feito o fortalecimento pos lesão de estiramento grau 1?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Antes de responder a sua questão gostaria de saber se realizou o tratamento com um fisioterapeuta, obrigado

      Abraços

      Eliminar
  26. Boa Tarde,
    Conforme o resutado da ressonância, estou com um estiramento muscular grau 2 na parte posterior da coxa direita.
    Gostaria de saber que tipo de fisioterapia é a mais rápida para cura desta lesão.
    O médico que me atendeu anteriormente a ressonância, me encaminhou para fisioterapia e fiz 10 sessões de infra-vermelho, que não adiantaram de nada, voltei a jogar futebol e senti a lesão navamente.
    Agora quero fazer/exigir o tratamento correto.
    Grato,
    Flávio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Flávio, bem vindo. Infelizmente é difícil dizer qual o tratamento a realizar pois desconheço seus exames para poder orienta-lo.

      Além disso teria que estar a acompanha-lo de perto seu tratamento, conhecendo assim seus limites e os exercícios mais adequados no processo de recuperação.

      O mais correto é voltar ao seu médico ou consultar um outro especialista e de preferência da área esportiva para uma segunda opinião.

      Votos de uma breve recuperação, abraços

      Conheça nosso site: www.help-professor.com

      Eliminar
  27. Bom dia Professor Cláudio!

    Tive um estiramento muscular na coxa (parte da frente) e a princípio não fiz nenhum tratamento. Após 6 meses como ainda sentia dores procurei um médico, ele me receitou anti-inflamatórios e fisioterapia (fiz 20 sessões). Após isto não sinto as mesmas dores, até consigo correr e fazer musculação, no entanto quando tenho algum exercício com explosão dói (como uma arrancada na corrida, futebol ou até mesmo um simples tropeção ou ainda subir um degrau mais alto onde eu tenha que levantar muito a perna). Existe algum tipo de exercício ou tratamento específico que eu deva fazer para acabar com esta dor? Corre o risco desta dor virar uma dor crônica?

    ResponderEliminar
  28. Olá Maykon, bem vindo! Apesar de ter realizado 20 sessões de fisioterapia acredito que ainda não está 100% recuperado. Sendo assim aconselho a conversar com seu fisioterapeta para um feedback e se necessário o retorno ao médico. Evite por enquanto o futebol ou atividades de maior intensidade.

    Infelizmente é uma lesão que requer um maior cuidado, paciência a disciplina no decorrer do tratamento.

    Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição.

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  29. Olá professor, meu nome é MG e há cerca de um ano e meio brincando com crianças (pois sou professora), ao sair da sala de aula, elas me pediram para completar o time de futebol, logo que comecei, senti uma grande fisgada e uma dor aguda no joelho direito, de imediato mudei todo o meu peso corporal para o joelho esquerdo e aconteceu o mesmo; embora a perna direita incomodasse mais. Resultado é que fiquei com edema nos dois joelhos, fui a uma UPA dois dias depois, diagnosticado uma distensão; foi colocado gesso e fiz uso de anti-inflamatório. O detalhe é que o gesso, foi tão mal colocado que com três dias de tão folgado que ficou, caiu, além disso não tive tempo para repouso, pois ñ tinha quem me substituísse. Percebi leve limitação no joelho direito. Há cerca de três meses tropecei na rua e caí exatamente com os joelhos e o esquerdo ficou esfolado e incharam os dois de novo. Por conta própria usei anti-inflamatório e domingo passado me acordei durante a noite dormindo de mal-jeito, como se tivesse magoando algum local do joelho esquerdo, troquei de posição e ao acordar percebi que ñ conseguia andar direito. Mais uma vez não procurei a UPA , não pude parar, pois era a culminância do nosso projeto pedagógico e usei um anti-inflamatório ( que não fez ação nenhuma). O que me alivia um pouco é o uso do Salonpas. Agora já fazem oito dias e não sei mais o que fazer, ñ tenho plano de saúde e o SUS, só funciona nas propagandas eleitorais. Por favor me ajude!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bem vinda. Torna-se difícil diagnosticar seu problema sem analisar seus exames o os joelhos, pois não posso correr o risco de orienta-la a fazer certos exercícios com o risco de agravar seu problema.

      Penso que no seu caso o melhor a fazer é consultar um fisoterapeuta para ao menos orienta-la no que deverá ser feito.

      Independente desta questão o repouso é de grande importância para sua recuperação. O ideal se possível é ter um atestado médico para o tratamento e repouso, caso contrario a recuperação não será 100% podendo ficar com sequelas no que se diz a dores e fragilidade nos joelhos.

      Votos de melhoras e caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

      Conheça nosso site: www.help-professor.com

      Eliminar
  30. Olá , Eu estava treinando futsal , e na metade do treino eu não conseguia correr , sentia uma dor intensa atrás da coxa , e estou a duas semanas sem jogar futebol , correr eu corro , mais chutar não dá , o que pode ser isso ? ta parando de doer aos poucos , mais o que eu faço pra melhorar rápido ? desde já Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriano. Com certeza você teve um estiramento muscular. O que precisa agora é saber qual o grau de lesão para a seguir fazer a recuperação adequada evitando que a mesma se agrave.

      Para isso deverá consultar um médico ortopedista e realizar alguns exames. Em quanto isso nada de exageros e muito menos jogar futebol.

      Qualquer duvida estou a sua disposição

      Abraços e melhoras

      Conheça nosso site: www.help-professor.com

      Eliminar
  31. Boa tarde professor, no mes de setembro comecei a praticar volei de quadra ate outubro. Tenho um peso de 92 kg. Em inicio de novembro senti dores fortes no joelho. Não consigo mais chutar uma bola e qualquer movimento para dentro da perna doi muito. Mas consigo correr, pedalar e nao sinto nada. Tirei raio X, e nada apareceu, que será isto? não poderei mais jogar? Era conhecido no futebol como o cara do chute mais forte.

    ResponderEliminar
  32. Olá António. bem vindo! Como nada acusou nos exames acredito que foi apenas um stress muscular ou articular, ou seja, estava sem praticar nenhuma atividade e derrepente sem qualquer preparação e adaptação começou a jogar volei.

    Lembre-se que é um esporte de grande impacto no joelho e coluna principalmente região lombar. O que deverá fazer é iniciar com muita calma e sem exageros e principalmente realizar exercícios básicos de fortalecimento muscular.

    Para você tre uma ideia quando corremos o impacto nos joelhos equivale até 4 x o nosso peso sendo que no volei o impacto acaba por ser maior, ou seja, cada salto que você executa no volei tem 4 x o seu peso corporal como impacto (arredondando seu peso para 90kg vc tem em cada solto em média 360 kg de impacto no seu joelho).

    É por isso da importância do fortalecimento muscular e é claro não estar com sobre-peso. Se tiver um técnico a orienta-los converse com ele para mais detalhes.

    envie set email para suporte@help-pofesssor.com que estarei enviado a você mais dicas e orientações.

    Abraços e cuide-se :)

    ResponderEliminar
  33. Oi Doutor, boa tarde!
    Tive uma lesão no músculo da panturrilha de 3.5cm por 2.8cm o médico disse que é gravíssimo e engessou minha perna por 45 dias. mas eu só fui ao médico depois de 15 dias do ocorrido. todo mundo está dizendo que este médico tem mania de engessar. depois de 28 dias com o gesso eu mesmo tirei em casa pq tava me machucando e eu só vou ao médico na quarta-feira, daqui 4 dias. Eu imobilizei a perna como estava com o gesso e ainda não voltei o pé para a posição de 90 graus. está como se eu tivesse usando um salto 10. Tem problema estes dias sem o gesso? Como estou sem o gesso ajudaria a melhorar mais rápido se eu fizesse compressa de gelo?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luciana, bem vinda. É difícil dizer algo sem analisar seus exames. Penso que não foi o mais correto retirar o gesso antes do prazo. Como o mesmo estava a machuca-la o certo seria ter retornado ao médico e expor esta questão.

      Em relação a compressa de gelo não muito ajudará se a lesão não estiver 100% recuperada. Como não esta a usar o gesso a cicatrizarão poderá não ficar perfeita.

      Neste momento a imobilização é o mais importante. Se você esta insegura em relação a este médico procure um outro médico para um segundo diagnostico.

      Estou a sua disposição. Desejos de melhoras ;)

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Eliminar
  34. Boa tarde professor! Ha pouco de 1 mês prático musculação, e nesse período de uma semana um certo músculo doi, mas só de uma perna e em um certo local, que deve ser o grau I, não consigo esticar a mesma direito porque sinto dores, o que devo fazer?
    Desde já, grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, bem vinda. O mais correto e seguro antes mesmo que a lesão se agrave é consultar um médico para realizar exames e analisar de fato qual o grau de lesão,para a seguir proceder ao tratamento (fisioterapia).

      Sendo assim enquanto não consultar seu médico não realize qualquer tipo de exercício que possa estimular essa região. Tens que ficar atenta aos sinais do teu corpo.

      Saiba que quando temos uma dor muscular, se for por motivo de stress a dor deverá estar a desaparecer após 48h, Caso a mesma persista, isso indica que algo mais sério aconteceu. Mais vale prevenir, correto?! Vá ao médico assim que possível ou ao menos consulte um fisioterapeuta.

      Votos de melhoras!

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Eliminar
  35. BOM DIA! NO DIA 15 DE DEZEMBRO SENTIR UM ESTIRAMENTO NA PARTE POSTERIOR DA COXA DIREITA,JA FUI AO MEDICO JA TOMEI OS MEDICAMENTOS IBUPROFENO, NIMESULIDA, MIOSAM E INJEÇÃO NAO SEI ESCREVER MAIS VOCE VAI ENTENDER DEXTA NEURI SEMPRE COLOCO GELO PELA A TARDE E A NOITE AGUA QUENTE.

    ResponderEliminar
  36. Bom dia Doutor.
    O governo deveria subsidiar blogs deste tipo. Muita respeitável e de grande utilidade pública. O tempo envolvido, o grau de responsabilidade, etc indica que teremos de nos afiliarmos para dispor destes conselhos.
    Tive dores do pé ao quadril, e mais prolongada no joelho, através de ressonância magnética foi dito que tenho 3 hérnias de disco, segui um tratamento limitado ao paracetamol, arnica e sucupira e moderação da atividade física. O fisioterapeuta diz q é encurtamento muscular, já fiz 10 + 10 seções de fisioterapia, o joelho doi e tenho dificuldades de encolher por completo a perna. A atividade de trabalho em escadas ou ficar sentado por muito tempo desencadeia no dia seguinte maiores dores. Grato pelo seu trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Cesar. Agradeço suas palavras e desejo votos de melhoras. Estou a sua disposição no que for possível.

      Para que possamos obter um melhor contato envie seu email para suporte@help-professor.com para que assim possas receber nossos informativos como também esclarecer suas duvidas a pronta resposta diretamente comigo

      Se ainda não conhece nosso site confira em www.help-professor.com

      Grande abraço

      Eliminar
  37. Boa tarde, Professor, jogo futsal, joguei 3 dias consecutivos, no terceiro antes do jogo tinha ido a academia fiz aula de aerobahia, e depois muai-thai e depois fui jogar futsal, no primeiro lance que corri para dominar a bola senti algo na panturrilha esquerda, pensei que tinha sido baleado mas num vi nenhum sangue e pensei foi pedrada, logo percebi quando cai que não tinha sido nada disso meus amigos falaram que foi um estiramento, mas não sei bem o que foi, gostaria que me ajudasse, estou passando gelo tamando anti-inflamatório e gelou por conta queria saber se devo imobilizar com gazes a panturrilho, hj a noite vou ao médico por favor me ajude obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Bem vindo! Tenho praticamente a certeza que de fato foi um estiramento causado pelo excesso de treino naquele dia. O mais correto e seguro a fazer é consultar um médico para possiveis exames e saber qual o foi o grau de estiramento.

      Infelizmente nesta região deve-se tomar muito cuidado e ter muita pasciencia no período de recuperação.

      Caso tenha mais duvidas estou a sua disposição pelo email suporte@help-professor.com

      conheça nosso site: www.help-professor.com

      Eliminar
  38. Professor qual a melhor posição para repouso ?

    ResponderEliminar
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  40. Boa Tarde Professor
    Há cerca de 4 meses, a jogar futebol, sofri uma rotura muscular de 9mm e tive um extenso hematoma. Há cerca de 2 meses que voltei à competição normal... Sinto bem a perna mas ainda tenho algum inchaço e por vezes sinto alguma dormência. Poderá ser normal?
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  41. boa tarde tive um estiramento correndo 50m e 8 segundos não consigo correr rápido ,mas consigo fazer 12 minutos de corrida não sinto nada, só sinto quando corro muito rápido o que devo fazer posso tomar anti-inflamatório de 6 em 6 horas e continuar a corrida de 12 minutos pois tenho um teste fisico essa semana obrigado

    ResponderEliminar
  42. se a lesão é visivel, no caso da perda muscular em comparação com o do outro membro, poderia já dizer ser uma lesão de grau 3? estou com ultrasonografia marcada para o diagnóstico mais apurado do médico! se é grau 3 existe possibilidade pela sua experiência do músculo voltar 100%?? se não, até quantos %, fazendo tudo certinho eu poderia conseguir retomar novamente?

    ResponderEliminar
  43. o músculo em questão é o biceps, próximo ao cotovelo e ou ao tendão distal ....

    ResponderEliminar
  44. Prof Cláudio Bolanhols
    Tive um estiramento no domingo da coxa esquerda e quase uma semana apareceu manchas roxas isto normal?

    ResponderEliminar
  45. Prof. tive um estiramento ja faz 6 meses, na área da lesão quando toco sinto uma diferença quando toco a outra coxa, mais não sinto mais dor, já estou curado? e a lesão se curou errada?
    agradecido desde de já!

    ResponderEliminar
  46. Olá professor! Primeiramente, excelente texto, muito esclarecedor. Meu nome é Nivaldo. No dia 15 de maio escorreguei em um pedaço de plástico sobre o asfalto fazendo com que a minha pena esquerda se esticasse totalmente. Resumindo, no momento do ocorrido, perdi todo o controle da perna que parecia de borracha. Felizmente (tomei inflamatório e agora estou usando Hirudoid) estou andando bem, apesar de ter algumas dores. O problema é que, há cerca de dois dias, a parte interna da minha pena e articulação ficaram bem roxas. É preciso deixar o organismo "absorver" o roxo ou existe algum tratamento além da pomada que eu estou usando?? Obrigado por qualquer ajuda. Meu e-mail é nivadossantos@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  47. Estiramento muscular, tava jogando bola dei um chute logo senti, parei e passei gelou, ai passou 3 dias fui jogar bola tinha parado, ai começou de uns dias praca n fiz repouso, pq preciso treina pra jogar jogos colegiais mais passo de tudo cauminex, tomo remedio, uso coxeira, consigo jogar um jogo mais dps tenho que espera un 2 dias pra melhoras oque eu faço?

    ResponderEliminar
  48. Bom dia, tava realizando uma caminhada e ao tentar dar um pique para abrigar-me de uma chuva que apareceu derrepente senti uma pancada no tendão de aquiles, cheguei em casa mancando, no mesmo dia fui a um ortopedista e ele diagnosticou um lesão no tendão, porem foi muito vago seu diagnostico. procurei outro especialista e que solicitou um ultra-som e raio-x, o laudo descreve com "calcificação no tendão na região do calcanhar, tal profissional me recomendou fisioterapia. pergunto: poderei correr novamente em quanto tempo e quais cuidados devo tomar ao procurar um profissional na academia para me orientar nos exercícios.

    ResponderEliminar
  49. Ola tive uma distensao na coxa esquerda na parte de cima fiz o exame de ultra som e deu 6cm de rasgadura ja.estou 6 meses parado e toda vez que eu vou volta a corre doi na parte da virilha e no tronco da coxa o que eu faco

    ResponderEliminar
  50. ola estou com uma ruptura muscular Quadriceps grau 3 vou ter alguma equela estou com muito dor ainda ja tem um mes estou afastado do trabalho obigado

    ResponderEliminar
  51. Por gentileza, acredito que estou com estiramento Grau I, pelo que li a respeito em alguns websites. Tenho uma consulta marcada com um Clínico Geral para o dia 29 por outro motivo e vou aproveitar para mostrar a ele minha coxa posterior, local do problema. Meu meu é que o problema se agrave antes da consulta. Comecei ontem a aplicar gelo 3 vezes ao dia em sessões de 15 minutos (não diretamente sobre a pele) e senti que melhorou. A dor geralmente é mais intensa dependendo da posição em que me deito. A dor chega a sumir, mas depois, se mexo de mal jeito na cama à noite sinto dor mais forte, e no dia seguinte, tudo novamente. Li que uma das coisas boas para o estiramento, além do gelo e repouso, é a "elevação". Devo levantar minha perna? O gelo é correto mesmo de ser aplicado? Tenho 4 dias até a consulta e gostaria de estar melhor até lá. Motivo do meu estiramento foi ter me exercitado de lado em superfície dura. Provavelmente. Não sou desportista, estava apenas fazendo alongamentos, alguns exercícios em casa, nada muito intenso, porém devo ter feito algo errado que gerou o estiramento. Muito obrigado por me dizer se o gelo é correto.

    ResponderEliminar
  52. tive um estiramento no músculo da perna bem na virilha e agora depois de 2 dias apareceu uma mancha verde e dói demais quando aperto to no meio de um campeonato de futebol como faço para melhorar o mais rápido possível? boa noite?

    ResponderEliminar
  53. Ola prof claudio? estou com uma distençao muscular desde do dia 16 de abril tenho um jogo muito importante dia primeiro de maio... venho tomando antiflamatorio e usando bolsa de gelo e tomei uma injeção sera que guento jogar dia 1 de maio?

    ResponderEliminar
  54. Ola, senti um estralo na coxa direita seguido de forte dor no musculo apos um chute que dei, parei imediatamente a atividade e tratei com gelo e anti inflamatorio por 15 dias, voltei a jogar e novamente sentir parei e tratei mais 15 dias com gelo e remedios, ja nao sentia mais nada, a dois dias fui jogar novamente e dessa vez senti a perna fraca e apos da um chute na bola senti uma dor muito forte, estou sem conseguir flexionar o joelho devido a dor constante, como faço para tratar sem a ajuda de fisioterapia pois nao tenho tempo, e qual o tempo dessa vez de recuperação?

    ResponderEliminar
  55. Estou como uma dor bem na junção da perna com o abdome que só ocorre quando corro depois que corro na qual vem aumentando. No inicio era bem localizada, agora ja esta mais dispersa e sinto também um calor, será uma distensão? Sinto a dor quando estico a perna para trás no ato de andar e quando sento fica quente.

    ResponderEliminar
  56. oi é eu fui jogar bola e ñ me aqueci antes de começar o jogo, comecei a chutar fui amentando
    a força dos chutes ate ki eu senti uma dor muinto forte na coxa ai eu parei de chutar ate começar o jogo mais eu joguei mesmo assim na semana seguinte joguei di novo mais eu ñ conseguia chutar porq doi muinto que ki eu devo fazer

    ResponderEliminar
  57. Bom Dia , suspeito muito seriamente que tenho um estiramento muscular, na parte de trás da coxa, foi ao fazer sprints de 100 metros, eu normalmente pratico musculação e nao faço muito cardio, o tempo de paragem ate voltar a poder fazer hipertrofia nas pernas é o mesmo tempo de paragem para voltar a fazer os sprints? ou é menor?, visto nao ser de contração brusca? Obrigado

    ResponderEliminar
  58. olá tive um estiramento na parte interna da coxa a seis meses eu senti um estalo no músculo fiquei com hematoma ,parei de jogar futebol agora meu músculo adutor ficou com um pequeno buraco e sinto dores leves quando alongo mas nada insuportável será que ja posso voltar a jogar ? desde já obrigado

    ResponderEliminar
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  60. Boa Tarde.

    Sou competidor de Jiu-Jitsu.

    Vinha sentindo dores no musculo da virilha a um tempo, mas continuava treinando e indo para competições, pois depois do aquecimento as dores sumiam "Parcialmente"... Mas no dia 26/06 aconteceu o pior, em um treino acabei sentindo "Romper" o músculo ou fibras do mesmo. Fiz uma Ecografia no local e foi constatado que é um Edema muscular. Estou fora dos treinos desde então pois nos primeiros dias mal conseguia andar. Estou tratando desde o dia 28/06 com remédio e gelo... Ainda é cedo para começar algum tipo de exercício para reforçar o músculo?

    ResponderEliminar
  61. Ola,estiramento atrás da coxa grau 1, prejudica fazer bicicleta na academia para manter a forma?

    ResponderEliminar
  62. Bom dia!
    Estava jogando futebol e ao chutar a bola, senti uma dor forte seguida de um estalo, principalmente na parte superior da coxa, na parte da frente. Fui no médico, e o mesmo apenas me receitou anti-inflamatório por uma semana e repouso. Fiz isso, até pq estava no primeiro e segundo dia impossibilitado de qualquer movimento na perna. Após 3 semanas e meia, ontem fui jogar futebol, no primeiro toque na bola, senti o mesma dor, no mesmo local, porém com menos intensidade. Agora voltou a doer, só que bem menos, consigo movimentos e tal, e a dor é fraca. O que me aconselha a fazer?

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  63. Olá prof. Há cinco anos sentir uma dor na perna direita proximo ao quadril, quando chutei uma bola jogando, essa dor nao me impediu de jogar, mas sempre ficou me incomodando quando chutava novamente a bola. Parei de jogar por quatro anos não realizei nenhum esforço fisico. Decidi voltar a jogar e quando chutei a bola senti novamente a mesma dor. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  64. ola,em um jogo de futebol estirei o musculo da parte de traz da coxa,foi a primeira veis e sou leigo no assunto que tratamento devo tomar

    ResponderEliminar
  65. Olá Dr, estou tendo seguidos estiramentos na parte posterior da coxa, todas a vezes que me contundi respeitei o limite de tempo e fiz as atividades de reabilitação, porem continuo a ter lesões no mesmo local. No dia 26/07 tive nova lesão um pouco mais seria, causando forte dor mesmo em repouso e na movimentação, porem sem sinal de hemorragia. Estou aplicando gelo e tomando relaxantes musculares, gostaria de saber quais seriam suas dicas para a recuperação e para evitar novas lesões no mesmo local?

    ResponderEliminar